Dia de Padre José de Anchieta.

Apóstolo doBrasil.

Padre José deAnchieta nasceu a 19 de março de 1534, em São Cristovão de La Laguna , na ilha deTenerife, Arquipélago das Canárias, pertencente a  Espanha,
             Jose de Anchieta era baixo,moreno, muito magro e meio torto, por causa de um desvio que tinha na coluna.Tinha a testa larga, nariz comprido, pouca barba, e os olhos meio azulados.
             Em suas andanças, caminhava sempredescalço Na infância receba as primeiras letras ainda  em casa. E depois freqüenta a escola dos dominicanos onde recebeos primeiros conhecimentos sobre a gramática latina.
             Com quatorze anos em Campânia dePedro Nuñez, seu irmão, vai para Portugal.  Matricula-se no Real Colégio deArtes, onde estuda humanidades e filosofia. Se candidata ao Colégio da Compâniade Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola.
             Com dezessete anos, em 1551,Anchieta é recebido como noviço. A 8 de maio de 1553, na esquadra do segundogovernador-geral, Duarte da Costa, parte na terceira leva de jesuítas. Nosprimeiros dias de 1554, um grupo de religiosos, sobe a Serra do Mar, rumo aoplanalto.
             A 25 de janeiro, é celebrada aprimeira missa, em modesta choupana, onde nascia a cidade de São Paulo. 
             Junto com Manoel de Nóbrega, rumampara confederação dos Tamoios, fica como refém, conseguem a paz e quando retorna é recebido como herói. 
             Tem papel importantíssimo naexpulsão dos franceses e na fundação  doRio de Janeiro. Retorna para São Vicente e só volta ao Rio em 1567, em 1570 coma morte de Nóbrega assume o cargo de reitor do colégio do Rio. Substituído em1573, segue para Bahia e naufraga, junto a foz do rio doce, segue a pé paraBahia. Retorna ao Rio  assume a reitoria.Em 1574 volta para São Vicente e inicia a catequese dos Tapuías e ensinaagricultura e liturgia.
             Em 1577 , Anchieta é nomeado provincial do Brasil, o mais alto cargo daCampânia de Jesus no Brasil . Em 9 de junho de 1597 vem a morrer , com 63 anosde idade e 44 anos de serviços prestados ao Brasil .                       
.......................................................................................................................................................
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.