Uma lição de Vida de jovens de 75 anos Contra a Matança de 30 Arvores da Orla da Praia Enseada Bertioga e pedindo que 20 Arvores sejam incluidas por pertencerem a historia de Bertioga .

O silêncio NÃO é unânime, senhor prefeito!
Antes de tudo, parabéns aos manifestantes!
Fizemos e estamos fazendo história!
Mais que isso, estamos participando do processo de construção da cidania em Bertioga, abrindo precedentes e ocupando -- de forma lícita, democrática e pacífica -- o espaço público para manifestar nossa opínião.
A semente está plantada! Não importa quanto desmatem, Bertioga não será a mesma depois do massacre destas árvores.
Quem não havia entendido a que vêm estes senhores, tem um exemplo muito didático e simbólico da forma como estão tentando aniquilar de vez a identidade local.
Uma pena que não tenhamos tido tempo de divulgar melhor para que mais gente comparecesse.
Também é uma pena que os impressos de aluguel -- leia-se jornais -- da cidade não tenham permitido aos seus repórteres que cobrissem a manifestação.
Os que moram nesta cidade precisam compreender que têm o direito sagrado de expressar sua opinião e cobrar das "otoridade" a transparência necessária à sua participação, desde a ordem de prioridades até a idealização e construção dos projetos, principalmente, aqueles que afetam diretamente suas vidas.
Dirão, os bertioguenses mal vão à orla!
Mas o fato é que muita gente frequenta a orla, a começar por todos aqueles que protestaram contra o assassinato das trinta e três árvores em plena semana do meio ambiente!
Muitos que se ausentaram, mesmo tendo a consciência de que seria importante estar alí, e devem questionar se o mesmo não pode acontecer ao resto de toda a orla da cidade?
Será que ficar em silêncio evitará que se derrube as árvores ao longo do canal, por exemplo? Será que calar diante de tamanha demostração de tirania não autorizará a administração a arrancar qualquer árvore de qualquer lugar em nome do que "acha" que deve ser bom para todos?
Nem todos seguiram suas consciências. Mas mesmo diante dos que não foram, podemos dizer que este grupo fez seu papel de representar o anseio de muitas pessoas!
Por outro lado, uns tantos funcionários públicos se colocaram solidários, mesmo não "podendo" participar...O que me leva a crer que o constrangimento continua correndo solto por alí...
Amigos justificaram, outros ficaram olhando de longe...
Mas acho que deu para as pessoas entenderem que quando deixamos passar batido um estupro à cidadania -- como a derrubada dessas árvores -- estamos autorizando o poder público a fazer o que quer e como quer, em nosso nome!
Porém...A atitude despótica da PMB não gerou o silêncio unânime esperado. E isto é muito importante para a cidade, percebem?
Enquanto há vida, há esperança!
Sugiro aos que temem aparecer ou opinar em público, que afixem seus recados, faixas, cartazes e protestos às árvores...
Quem sabe o cimento, o poder e a grana não tenham soterrado completamente a consciência de nossos administradores.
Quem sabe exista uma forma de incluir estas árvores no projeto?
Mais amor, menos cimento, Bertioga!
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.