5.6.2011 Bertioga comemora Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorar??

Bertioga comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 05, realizando a 3ª Semana de Meio Ambiente. A programação de atividades, que começaria no sábado (04), foi alterada para domingo (05), às 9 horas, com a tradicional reunião mensal da Associação de Orquídeas de Bertioga, no Forte São João, localizado entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada (Centro). Na oportunidade, será feito plantio de mudas, no Parque dos Tupiniquins (entorno do Forte), destinadas a atrair pássaros e animais silvestres para o local, em busca de alimentos.

As atividades, que se desenvolverão até o próximo dia 11, serão realizadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com instituições da iniciativa privada e Ongs, entre elas a Sobloco Construtora S/A e a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga (AEAA) e a Ong Ecosurf.
Já no dia 08, em parceria com a Sobloco Construtora S/A e AEAB, a Prefeitura promoverá vivência em construções sustentáveis e Gestão Ambiental de Obras, quando serão feitas visitas de modelos de construção sustentáveis cujos trabalhos receberam importantes selos ambientais de conceituadas instituições de certificação ambiental. O ponto de encontro para saída a campo será a sede da AEAB (Rua Luiz Pereira de Campos, 1.086 – Vila Itapanhau), às 9 horas.

Nos dias 09 e 10, a partir das 8 horas, serão realizadas trilhas educativas para vivência a cerca da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, ocasião onde serão plantadas diversas mudas de palmito juçara, espécie de extrema importância, uma vez que contribui de forma significativa na oferta de frutos para a alimentação dos animais em época onde existe escassez de alimento na mata. A ação, coordenada pela educadora ambiental Mylene Lyra, será desenvolvida com escolas municipais, estaduais, e grupos sociais de Bertioga e contará com a parceria de guardas civis ambientais.

Ainda no dia 10, às 9 horas, haverá apresentação do Plano Diretor de Arborização Urbana, encomendado pelo Município, durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), na sala anexa ao Gabinete do Prefeito (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú).  E, às 18h30, será realizado o seminário ‘Eu surfo na Mata Atlântica’, na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada – Centro).

Durante os dias 10 e 11 serão realizadas diversas atividades ao público, referentes à praia, mar, esportes radicais e meio ambiente. Por meio da coordenação da Ong Ecosurf, serão desenvolvidas diversas atividades voltadas à sustentabilidade.

As temáticas a serem trabalhadas estão vinculadas ao Movimento Surfe Sustentável, uma ação que visa envolver a comunidade do surfe em uma aliança dos surfistas pelo meio ambiente. O movimento tem caráter intergeracional, transversal e aglutinador.Toma como documento orientador a ‘Carta de Responsabilidades Humanas’ e traz como fundamentos a cultura de paz, os princípios ecológicos, a noção de sustentabilidade, a participação social, o espírito de coletivo e a atuação em rede.
 Partindo do pressuposto de que é necessário conhecer para preservar, a Prefeitura encerra a programação da semana no dia 11, com um dia de surf, com práticas ambientais, na Praia de Itaguaré, das 9 às 16 horas. A atividade busca a resignificação dos valores dos surfistas de Bertioga com a Praia de Itaguaré. Nesse dia será realizada a prática do surfe, mutirão de despoluição, produção de placas, roda de conversa, clínica de surfe e produção de fotografias com a identificação com o território.
 Quaisquer dúvidas contar-nos pelo telefone 3317-6902 ou 3317-7073.
 Confira abaixo a programação sintética da Semana de Meio Ambiente.
 Data
Hora
Atividades
5 de Junho
Domingo
9h
Reunião da Associação de Orquídeas de Bertioga com plantio de mudas arboreas atrativas para a avifauna local.
Local: Forte São João/Pq dos Tupiniquins
08 de Junho
Quarta
9h – 17h
Vivências em construções sustentáveis e Gestão Ambiental de Obras – Parceiros: SOBLOCO Construtora S/A e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Bertioga.
9 e 10 de Junho
Qui/Sex
8h
Trilhas educativas junto a alunos da rede municipal com plantio de mudas de palmito juçara em áreas ciliares – (Trilha d’água; Jaguareguava)
10 de Junho
Sexta
9h
 18h30 - 22h
Apresentação do Plano Diretor de Arborização Urbana
Reunião Extraordinária CONDEMA
Local: Sala Anexa do Gabinete do Prefeito
 Seminário : Eu Surfo na Mata Atlântica
Local: Casa da Cultura
11 de Junho
Sábado
9h – 16h
Um dia de Surf com práticas ambientais na praia do Itaguaré

Comemorar????
Deve ser engano, devem estar falando da aprovação do novo texto do Código Florestal , com a sonhada Emenda 164.
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/mata+atlantica+perdeu+312+km+de+2008+a+2010+diz+inpe/n1596980253971.html
No ranking dos municípios com maior índice de desmatamento .....
A cidade paulista com maior incidência de desmatamento foi Bertioga, na Baixada Santista, por conta da expansão imobiliária da Riviera de São Lourenço, segundo explicou Mário Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica.
Comemorar o Código Florestal abrindo espaços para muitos se sustentarem.
Seria melhor um protesto surtiria mais efeito.
E viva a ultima praia virgem do Estado de São Paulo Itaguaré onde Arie ficou de fora para os especuladores imobiliarios e construtores e outros se beneficiarem.
AÊ Romeuuuu,  quem ama cuida e se for preciso protesta
SóBLOCO - Uma, entre as famosas, a nível nacional, das predadoras do meio sócioambiental, tutora perpétua da Préfritura de Bertioga, participando de ações simbólicas em comemoração na semana do meio ambiente, é piada de mal gosto.
A primeira comemoração da semana no governo dedemo, teve palestras com o pessoal do Ítalo, para quem não sabe é quem coordena os trabalhos da fazenda Acaraú , outro cnpj do dono da SóBloco. Defenderam entusiasticamente a resolução conama 237, a que libera licenciamento para o município, que festa hem? Mas agora conseguiram a aprovação da Emenda 164, além de liberar licenciamento aos municípios, rechaça o IBAMA, estatiza o código florestal , etc, etc. O sonho Velzi se realizando, ele está feliz, é direito dele assim como o nosso de rechaçar por ser contra mais concentração de renda, mais produção de pobreza, mais doenças, violência, contaminações e o escambau de preço que cairá sobre nós para a feli$idade de alguns. Para cada milionário é necessário gerar pobreza, assim como,  para cada prédio uma favela. A caminho da faixa de Gaza, o Separatismo na Colônia do Botinão, tem gente que quer e tem gente que não quer. Eu não quero.
Romeu, vc que esteve conosco na caminhada da discussão da UC em Bertioga, viu a novela que foi e no que deu né? Mas valeu, mesmo assim valeu mesmo, foi um exercício de democracia nunca dantes imaginado nesta Colônia. Para quem está acostumado com subservientes é inadmissível aceitar a explosão  de pensamentos livres que houve na audiência pública né?
É impressionante além de mandarem e desmandarem no futuro desta colônia, criam palco marqueteiro para mostrar (só no simbólico...) exatamento o oposto do que fazem. Mesmo assim são transparentes, eles têm vergonha de mostrar o que realmente fazem.
E Nós podemos explodir em brados o que pensamos.
DEFENDEMOS O DIFUSO, DEFENDEMOS A VIDA (incluindo a deles), DEFENDEMOS A JUSTIÇA SÓCIO AMBIENTAL, DEFENDEMOS A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A CIDADANIA ATIVA
Bertioga acaba de comemorar vinte anos de emancipação, mas é refém de um modelo econômico incapaz de crescimento sem destruição ambiental ou geração de miséria...
Nossa identidade tão questionada como município está cada dia mais escancarada: somos reféns da hipocrisia!
Que conceito prosperidade vazia é essa q?
Que desenvolvimento é esse que não dá um passo sem destruição e geração de miséria?
Será o mesmo dos que aplaudem e esperam as mudanças desastrosas no Código Florestal?
Comemorar?
Sim, devemos comemorar o quanto antes...
Comemorar cada uma das espécies ainda vivas... Cada uma das áreas intactas...Cada um dos trabalhadores ainda empregados... Comemorar a paisagem, a visão da serra do mar...Comemorar cada poça d'água ainda sem contaminação...Cada erva medicinal, cada fruto, cada capim...Comemorar que ainda temos aves em nossos quintais...Sol, ventilação e horizontes em nossas praias...Comemorar cada momento de silêncio e tranquilidade...
Por quê?
Porque é tudo isso está à venda...A corretagem envolve setores público e privado.Envolve muitos dos que posam para as fotos afirmando amar a cidade.
Como comemorar o roubo do futuro dos moradores, o roubo dos sonhos dos veranistas, o roubo do que é de todos?
Como supor tamanha contradição: sustentabilidade para poucos?
A citação do Mantovani é significativa demais. Tão significativa que merece destaque de eventuais sobreviventes do aliciamento da mídia local.
Divulguem! Divulguem por todos os meios!
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/mata+atlantica+perdeu+312+km+de+2008+a+2010+diz+inpe/n1596980253971.html
Enquanto isso, os hipócritas de plantão podem comemorar mais esse vergonhoso "troféu" porque, afinal, como predadores do meio ambiente e geradores de miséria, estão de parabéns!
Exerça a cidadania: repudie a hipocrisia!
A quem pertence a vegetação natural? A riqueza da flora efauna que abriga.
Acaba-se com a paisagem, com a vida natural, paga$$e compensaçãoem áreas já preservadas, favorecendo a desertificação com desvio doinvestimento público em detrimento daquelas demandas sociais que nunca foramcontempladas.
Destruir bens sociais (paisagem, orçamentos), com a produção de miséria social, paragarantir enriquecimento individual e com aval da gestão social.
Ver o PIB, do município,  orçamento municipal os indicadores sociais,observar o conjunto político, a economia e o povo.
Correção: O IBGE tem divulgado, Bertioga com oProduto Interno Bruto em torno de meio bilhão de reais, mas a parte dele quefica em Bertioga é o tijolo empilhado, e tijolo é consumidor de investimento público, o é dinheiro que sobe a serra em busca de novos horizonte de outraspaisagens.
Então, para Bertioga deve entender-se: PEB –Produto ExternoBruto.
Hoje fiquei intrigado aqui em São Lourenço estão dando maior trato capinando o mato, limpando as Ruas ai perguntei a um trabalhador da Monte Azul o porque ?
Resposta: Semana do Meio Ambiente.
Ai caiu a ficha é claro Prefeitura,Só Bloco ,etc e tal e a limpeza na praia de itaguaré tanto esperada né afinal tentamos e tentamos e ainda estamos coletando e separando residuos sólidos em Itaguaré será que desta vez, limpam a praia toda ou será mais um blefe.
O que mais vai me doer no coração vai ser quando eles começarem a construir no Costão de Itaguaré.
Mais ainda sou a favor de uma Manifestação Contra o Código Florestal e aproveitamos ajudar itaguaré limpando afinal quem AMA CUIDA.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.