Prefeitura esclarece sobre corte e remoção de Àrvores na Orla da Praia da Enseada

10/06/2011
Prefeitura esclarece sobre corte e remoção de árvores na orla da Praia da Enseada

A Prefeitura de Bertioga informa que o corte e a remoção de árvores na orla da Praia da Enseada (passeio público) - trecho entre o Forte São João e Rua Francisco Pinto (Praça de Esportes Radicais), não está sendo feita à revelia ou de forma irresponsável pelo Município.
Existem estudos e pareceres técnicos de profissionais e órgãos ambientais que avaliaram que a retirada das árvores, feita em função da obra de reurbanização da orla, projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake, cumpre todos os requisitos técnicos, legais incluindo os aspectos de mitigação e compensação ambiental, conforme descrito a seguir.
Conforme relatório apresentado pela empresa responsável pelo paisagismo da orla (Paysage Jardins), dentre os 107 exemplares arbóreos existentes, 51 serão transplantados dentro da área da própria obra, 20 indivíduos já se encontram mortos e apenas 36 indivíduos arbóreos exóticos (árvores que não são nativas da flora brasileira) serão retirados, aplicando-se os mais rigorosos critérios de compensações ambientais.
Serão retiradas do local 34 chapéus-de-sol (nome científico Terminalia catappa) e mais 20 coqueiros com má formação. Para substituir essas espécies será feira a reposição (conforme Resolução Condema nº 07/2011), com o plantio de 60 exemplares de árvores nativas entre elas Pata de Vaca, Chuva-de-ouro, Jacarandá, Quaresmeira e Manacá da Serra.
Ainda atendendo ao acordo de compensação ambiental – registrado em Termo de Compromisso Ambiental (TCA), pela retirada das espécies, a Paysage Jardins fará a compensação de mais 500 mudas ao Município para serem plantadas em áreas públicas.
Desta forma, a Prefeitura do Município de Bertioga, que conta com uma das melhores estruturas ambientais do estado de São Paulo (corpo técnico capacitado, guarda ambiental, Condema e legislação própria), vem atuando de forma bastante intensa no sentido de conciliar o desenvolvimento da Cidade, a exemplo deste importante projeto turístico, com o respeito à questão ambiental, tratando desse importante assunto (meio ambiente) sempre pautado nos mais rigorosos critérios técnicos e legais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

DATA: 09/06/11 - ÁREA: Meio Ambiente

TEXTO: Maria Izabel Rodrigues
RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues (MTb. 16.046)
TELEFONE: (13) 3319-8009 - comunicação@bertioga.sp.gov.br - www.bertioga.sp.gov.br 



www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.