SEGUNDA FEIRA 30.09.2019 SURFISTA A AVENTURA DE SURFAR A ULTIMA ONDA . SÃO LOURENÇO BERTIOGA SÃO PAULO .

Era um jovem surfista 32 anos , que veio de São Miguel Paulista , zona Leste de São Paulo com mais dois amigos surfar na Riviera de São Lourenço nesta quarta-feira dia 25 , mar com ondas de 1,50m mexido devido vento swell , mas com correnteza retorno um perigo para muitos surfistas .
Segundo informações apareceu sua prancha na praia de São Lourenço , logo iniciaram as buscas pelo salvamento , mais o seu corpo foi encontrado dia 29 próximo a Costeira São Lourenço .
Mesmo sem ressaca trata-se uma area perigosa as correntes de retorno fortes , principalmente próximo a Costeira de São Lourenço onde a correnteza joga para alto mar fazendo retorno ou dependendo maré vazante ou cheia a correntesa segue , sentido praia do Itaguaré .
Não que tenha que ser bom no surfe , mais todo cuidado é pouco pesa muito a experiência , paciência já que para sair, tem que remar traçando uma diagonal para longe das pedras sentido praia .
O surfista quando pego , na correnteza , geralmente fica apavorado porque rema e não sai do lugar e vai cada vez é arrastado mais para o fundo , adrenalina aumenta o batimento cardiaco , apavoro toma conta é ai que mora o perigo .
Uns querem se livrar da sua prancha , pelo fato de estar presa nas pernas e a quantidade de caldos dependendo da situação causa em pensar se soltar , ainda mais quando se enrrola as pernas com a cordinha , podendo até prender no pescoço .
Este é o maior problema soltar a prancha a unica forma sobre viver ao afogamento , o salva vidas do surfista sem ela maior o risco de morrer .
A prancha tem várias formas de sobreviver , tentar sair pela Costeira subindo pelas pedras .
Sair , remando na diagonal usando a força das ondas como arrasto , para o raso se afastando das pedras .
Além disso o mar é sempre um perigoso adverssário , quando está na ressaca , tudo pode aconteçer , até ao mais experiente surfista , caimbra , agua gelada , uma pancada com a prancha na cabeça , uma vaca , cair de mau jeito , quebrar pescoço , quem sabe um avc , tudo pode aconteçer .
Salvo muitos surfistas , banhistas , mais em Itaguaré , tenho maior respeito pelo mar , já fiquei horas em salvamento , já perdi uma menininha de 7 anos que nunca me esqueci quando a onda veio ela sumiu .
São muitas histórias , tristes , a maioria com final feliz , só resolvi contar porque li tantas coisas a respeito e tenho certeza quem conta não tem coragem jeito salvar vidas .
O amigo tentou ajudar , quando viu que seu amigo pedia ajuda , mais talvez , não sabia como fazer , é dificil tentar dar a vida para salvar a do outro , ninguém quer morrer afogado , muitos deixam por ficar sem ação na hora e cada segundo é fatal principalmente se estiver sem a prancha .
A cordinha que prende o pé pode arrebentar com a força das ondas , ela tambem pode cortar passando pelas quilhas afiadas , podem tambem estar ressecadas pelo tempo de uso quebram aos pedaços sem esforço algum .
O mar atrai e trai ao mesmo tempo , todos querem surfar a melhor e maior onda querendo ou não sabendo surfar , aventura surfar onda perfeita , mesmo arriscando a própria vida , algo que enfeitiça até o mais bravo surfista .
Hebert Henrique 32 anos quimico , ninguém tem o direito de menos prezar nem o surfista , tantos comentários de pregos estavam no G1 , muitas merdas , digo isto por estar surfando desde 1968 , conheçer Itaguaré e São Lourenço , já ajudei salva-vidas a sair do mar e já passei perrengue tentando salvar vidas , mar tem ondas mais não tem cabelos , risco se afogar depende da situação momento .
Contei mais sua história por me fazer lembrar uma situação ano passado ou retrasado um jovem estudante de quimica preso na correnteza na praia de Itaguaré , com dificuldades para sair , queria largar sua prancha , achando ser a melhor maneira se salvar , foi ai que entendeu que a prancha de surfe é o nosso anjo da guarda para nossa salvação , nunca abandone sua prancha ela pode salvar uma vida ou mais .
Respeitem as caveiras pintadas nas pedras , risco de afogamento , tanto em Costeira Itaguaré ou São Lourenço .
O jovem surfista , surfou a ultima onda , deixou saudades pode ter nos ensinado uma lição saber entrar e sair do mar em ressaca , pode aconteçer a qualquer surfista .
Deus sabe o que faz , que sua benção iluminem seus caminhos em sua jornada eterna .
Meus pesames a familia , descan-se na paz e amor Jesus .
O amor do surfista , pelas aguas formando ondas na ressaca , como se estivesse-mos em tubando no ventre barriga da mãe naturesa , superam todas as criticas , que possam responder a tantos porques .
Só sabem a respostas quem surfou a sua primeira onda e sua ultima onda , amar as ondas do mar , benção Deus .
O surfista que foi morar no mar , virou estrêla a brilhar no Céu surfando a Via Lactea .
Aloha .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.