Inicio da capoeira em Bertioga Grupo Caravela Negra Mestre Camarão conta com 40 anos fundação .

BERTIOGA HISTÓRIA E CULTURA
Em Bertioga está o forte São João construído em 1532 ,é considerada a primeira fortaleza erguida no Brasil. A Vila de Itatinga é outro patrimônio histórico de Bertioga. Autentica vila Inglesa idealizada em 1910 ,abriga a primeira hidrelétrica construída no Pais, e para quem quer ver de perto um registro vivo da história do Brasil. a aldeia Guarani Rio Silveira é um passeio indispensável localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, a aldeia abriga cerca de 500 índios que cultivam palmitos e plantas ornamentais mantendo vivo a chama do conhecimento de sua cultura.
Contam que na época do descobrimento ,índios em Bertioga praticavam o canibalismo ,e eram fortes guerreiros .
Buriquioca Terra de macacos
Bertioga conheço desde 1970.
A praia de Itaguaré : a ultima praia virgem do litoral Norte do Estado de São Paulo ,PERB ,Parque Estadual da Restinga de Bertioga é meu canto do surfe ,que eu preservo e cuido contra ,degradadores da natureza  e resíduos sólidos que poluem todo o mundo.
Segundo relatos no dia 13.03.2015 de Antônio Pereira ,conta os 40 anos da Fundação do Grupo Caravelas Negras .
Mestre Paulo Gonçalves era discípulo  do Mestre Corisco , tinha um olho de vidro ,ferido em uma briga  e muitos anos mais tarde fora morto em uma tocaia ,segundo um aluno seu .
Em Bertioga treinávamos com o professor Bahia no Bairro do Jardim São Lourenço na Escola EMEIF JARDIM SÃO LOURENÇO ,na época eu e o cunha ,um advogado fomos conversar com o Prefeito Orlandini e sua secretária através de um protocolo ,encaminhou uma solicitação do espaço . com a secretária de ensino cederam o local na escola ,forneceram 70 tatames de acetato e liberação  para aulas de capoeira que estavam sendo ministradas ao lado na Igreija e que atrapalhavam nas horas das missas, segundo o padre .
Conheci Mestre Camarão e participei do primeiro Festival de Capoeira de Bertioga.
Fui desclassificado por tocar em meu adverssario ,que arrancou um bife na minha canela ,o sangue escorria por dentro do sapato ,mas eu não o entreguei por ele ser adolescente e iniciante na capoeira, e estava com problemas familiares .
Meu enteado na época o Alen de seis anos de idade ganhou em segundo lugar no jogo de capoeira ,merecia ganhar em primeiro mas tudo bem.
Mas ganhou em primeiro lugar na acrobacia , com os conhecimentos adiquiridos com Mestre Sombra na Associação de Capoeira Senzala na Cadeia Velha em Santos .
Os moradores do bairro Indaiá, em Bertioga, terão um novo espaço para estudo, entretenimento e prática esportiva. O Centro Cultural Caravela Negra foi criado por um grupo de capoeiristas de mesmo nome, e a expectativa é que as aulas de capoeira, dança, ginástica e reforço escolar sejam iniciadas na primeira semana de abril. Na segunda-feira, 9, o espaço foi apresentado à comunidade com a musicalidade e o gingado da arte marcial brasileira.
Segundo o presidente vitalício da entidade, Carlos Roberto Borges, o mestre Camarão, o Centro Cultural foi instituído havia sete anos, mas somente no início deste mês locou um espaço para ministrar as atividades. Carlos explicou: “Essa pré-inauguração foi para apresentar o local e gerar uma curiosidade nas pessoas. Nosso desejo é inaugurá-lo até o final deste mês com um coquetel para as autoridades municipais. Aqui nós teremos diversas atividades, disponíveis até mesmo para alunos com deficiência física ou intelectual”.
Além do tradicional grupo Caravela Negra, fundado há 40 anos, a pré-inauguração também contou com outros grupos originados dele próprio como os das igrejas evangélicas Bola de Neve, Universal e Presbiteriana, que praticamente ignoraram a origem da modalidade, influenciada pelo candomblé.
Para a dona de casa Tereza Cristina da Silva, moradora do Indaiá e mulher de um dos praticantes, o espaço é bem-vindo no bairro. “Eu sou suspeita para falar da capoeira, é um esporte muito bom que trabalha o corpo e a mente. O Indaiá é um bairro carente de serviços sociais e tenho certeza que este Centro Cultural será importante para as crianças”.
O Centro Cultural Caravela Negra deverá atender cerca de duzentas pessoas. A entidade fica na avenida Anchieta, 11.246, próximo ao Mercado do Povo, no Indaiá.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.