ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SENZALA MESTRE SOMBRA , PREPARATIVOS PARA COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO DESDE 1975.

Roberto Teles de Oliveira, o Mestre Sombra da Capoeira Angola, nasceu em 6 de fevereiro de 1941, em Santa Rosa de Lima, Sergipe, local no qual sua familia possuia um pequeno comércio , e onde passou sua infancia . Na adolescencia , transferiu-se para a Capital, Aracaju, para trabalhar na construção civil, ali permanecendo até completar 19 anos de idade .
Em 1962, deixou seu Estado natal ,estabelecendo-se em São Paulo, na região da Baixada Santista. Nos primeiros tempos ,teve diversos empregos em vários ramos diferentes, até que, em 1968, ingressou na Companhia Docas de Santos, empresa que controlava o porto local à época.
Pouco tempo após sua chegada à Baixada Santista , no ano de 1963, embora trabalhasse arduamente para sobreviver , passou a dedicar-se à Capoeira nas horas vagas ,tendo sido iniciado no grupo Bahia do Berimbau , de Itapema (atual Vicente de Carvalho, na época Municipio de Santos e com a emancipação Municipio de Guarujá /SP ), comandado pelo Mestre Olivio Bispo dos Santos, baiano aposentado do Sindicato dos Ensacadores que contava cerca de 60 anos de idade à epoca . Posteriormente , ao ingressar na Companhia Docas , mudou-se para Santos /SP, mantendo, com certa dificuldade, seus treinos com o grupo de Itapema .
Em 1972, com o falecimento de Mestre Olivio, o cargo ocupado por este junto à Associação local de Capoeira , então chamada Zumbi , veio a ser ocupada por Mestre Sombra.
Em 1974, a mencionada Associação obteve seu registro junto a Federação Paulista de Capoeira , passando a se chamar Associação de Capoeira Senzala ,devido a existencia de outras Associações que utilizavam o nome de Zumbi.
No ano seguinte , Mestre Sombra inaugurou o primeiro salão de sua academia , localizado na Rua Marechal Pego Júnior,nro 20 ,onde permaneceu até 1978. Em abril deste mesmo ano , transferiu-se para o salão onde leciona até hoje ,sito a Rua Bráz Cubas ,nro 227 altos ,na Cidade de Santos/SP.
Por meio da Associação de Capoeira Senzala , Mestre Sombra já formou várias gerações de Professores e Mestres de Capoeira , e tem sua obra reconhecida no Brasil quanto em vários paises das Américas e Europa, em inúmeros eventos e apresentações organizados diretamente por sua academia e por meio de diversas outras, abertas e comandadas pelos seus formados e mestres.
Em 1993, aposentou-se da Estiva , passando a dedicar-se ao comercio .O Bazar Senzala ,localizado na Rua Senador Feijó nro 136,tambem em Santos, é especializado em roupas e artefatos de capoeira .
Além de seu extenso trabalho dedicado à Capoeira ,Mestre Sombra participou, tambem da coordenação do Conselho da Comunidade Negra de Santos.
Mestre Sombra vive em constante movimento ,e viaja para várias localidades do Brasil, Europa e Américas apoiando seus formados e mestres no ensino da arte,luta e cultura da Capoeira.
Mestre Sombra foi a Africa , terra de seus ancestrais ,levar a Capoeira Angola.
 E no inicio de abril deste ano,conheceu a Etiopia e foi realizar a UBATIZO TANDAWAZI 2015 na Cidade do Quenia.
A Africa está iniciando a Capoeira .
Gosta de dizer frases um tanto enigmáticas , com um que de poesia , deixando a interpretação do sentido para o ouvinte .

Capoeira é a arte de vencer sem lutar, mas consciente de que para vencer é preciso lutar.
Na Senzala somos várias expressões de um mesmo rosto .

MESTRE SOMBRA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SENZALA
ICONE DA CAPOEIRA ANGOLA
40 ANOS DEDICADOS A CAPOEIRA NO BRASIL E NO EXTERIOR .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.