Consema licencia uma Rodovia dos Imigrantes NA CANTAREIRA

por znnalinha
 
Com 23 votos favoráveis, 7 contrários e uma abstenção, o CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou o licenciamento ambiental prévio para o trecho Norte do Rodoanel, em reunião extraordinária.  Esse era o grande obstáculo colocado à frente do empreendimento.  Agora, salvo a força de ações judiciais, fica aberto o caminho para que em poucos meses seja lançado o edital e se consiga as licenças restantes. 

30 conselheiros votaram e um se absteve.
Foi uma reunião tensa, que durou quase 5 horas, em que não faltou aguerrimento de ambientalistas e cidadãos inconformados com a realidade que se anunciava: sem tempo para analisar todo o projeto em detalhes, em uma reunião extraordinária marcada às vésperas do feriado, os conselheiros votariam em condições discutíveis.  Sendo uma reunião de conselheiros, só eles podiam ter a palavra.  Foi a sensibilidade de alguns deles que, ao transferir a palavra, permitiram que ambientalistas como Bonfiglio e Carlos Bocuhy expressassem enormes preocupações com a obra.  Em certos momentos a manifestação veemente da comunidade poderia até ter levado ao encerramento da reunião.  Mas é claro que isso não aconteceria:   o presidente da empresa empreendedora estava presente.  Foi para esse momento que todos os rituais burocráticos foram feitos – audiências públicas, reuniões, debates.  Esse era o momento de cortar o bolo e comemorar. E assim foi.  O primeiro voto favorável foi o do presidente do Conselho, secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, iniciando a goleada.
 
Algumas coisas não ficaram claras: o acesso á av. Inajar de Souza, fica ou não?  A prefeitura pediu a retirada, e isso não ficou sacralizado ao final da reunião.  Mas isso tem sentido:  a licença prévia “apenas” definiu que o traçado interno, ao Sul da serra, foi aprovado. Os ajustes finos, pequenas (ou nem tanto) alterações de traçado, serão definidos nas licenças seguintes.
 
Ações estão em andamento e ainda podem interromper o projeto.  E se mesmo essas não vingarem, o trabalho continua:  haverá muito o que cobrar, haverá muito o que fiscalizar, para que todas as promessas feitas de reassentamento digno das milhares de famílias, do respeito às nascentes, do manejo dos milhões de m3 de terra que serão movidos, da continuidade da construção dos Parque de Borda, da função de inibição do crescimento da mancha urbana, dos rigores ambientais em todas as etapas, das compensações, etc, etc..
 
Se esse pesadelo de uma Rodovia dos Imigrantes na Serra da Cantareira realmente sair do papel, claro que ainda se terá muito trabalho pela frente.
 
 
por znnalinha
 
Marcar na agenda o dia 26 de Junho de 2011. A causa ambiental vai chorar muito pelo ocorrido nesta data.  Foi perdida uma oportunidade única de se reverter um processo que há quase 80 anos destroi a qualidade de vida nas metrópoles inchadas e obsoletas:  o RODOVIARISMO, que é o incentivo à posse do veículo particular, rodando sobre asfalto e concreto, explodindo CO2 na atmosfera.  Agora foram aos limites:  levaram o modelo para a Serra da Cantareira, com uma rodovia de 8 faixas de trânsito passando em túneis e em aterros no pé da serra, em alguns trechos a apenas 11 km do centro da cidade.  
 
Na mesa os secretários do meio ambiente municipal e estadual.
Não adiantou a reunião do cardeal dom Odilo Scherer e do bispo da Brasilândia dom Milton Kenan com o governador Alckmin nesta semana.  Não adiantou a reunião na tarde anterior de ambientalistas, deputados e comunidade com o secretário Estadual do Meio Ambiente. Não adiantaram as 3 audiências públicas, em que mais de 2 mil pessoas expressaram contrariedade com a obra.
 
O Rodoviarismo vai levar poluição aérea, sonora e urbana ao santuário que prestava (ainda presta) serviços ambientais incalculáveis à metrópole.  Ficam as perguntas: A biodiversidade do Parque Estadual da Cantareira vai resistir? Vão conseguir evitar a expansão da mancha urbana ao Norte?  Vão diminuir  as enchentes nas várzeas?     O trânsito da cidade vai melhorar?  A qualidade de ar da metrópole vai melhorar?
 
Reunião na véspera com o secretário estadual do Meio Ambiente
Na dúvida, uma coisa é certa:  perdeu-se a oportunidade de começar a mudar o paradigma de desenvolvimento.   E nisso, já estamos atrasadíssimos. 
 
 
por znnalinha
 
São Paulo já passou por 4 anéis viários, começando com a Rótula Central do prefeito Prestes Maia (1930), até o Mini-Anel Viário incluindo as Marginais (1980), que não resolveram o problema crônico de mobilidade da cidade.  Por que o 5º anel – o Rodoanel – resolveria, se é mais do mesmo remédio?  Remédio que está matando a região metropolitana, pela falta de prioridade com o transporte público e alternativo.
 
Ambientalista fala na reunião do Consema. Equipe da Dersa observa.
As promessas feitas pelo empreendedor na sua exposição aos conselheiros do Consema foram muitas, entre elas:  aumentar em 40 km a linha do metrô, e em 30 km as linhas da CPTM, até 2014, quando se pretende entregar todo o Rodoanel pronto. Será que esses míseros 40 km de metrô estarão prontos até lá?  Mistério.  É sabido que fazer estradas é mais fácil do que fazer metrô. E foi feita a promessa de Ferroanel, uma linha de trem envolvendo a metrópole, permitindo a integração modal, com centros logísticos integrados…  será real?  Pode ser, pode não ser, mas a realidade que vem antes é uma RODOVIA DOS IMIGRANTES atravessando a Serra da Cantareira…  longitudinalmente.  Ou seja,  de lado a lado.  Um verdadeiro colar de asfalto e concreto colocado no pescoço da serra…
 
Será que ela aguenta esse peso
www.sositaguare.blogspot.com

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