UM MESTRE DE CAPOEIRA , TEM QUE TER AS RAIZES DA CAPOEIRA .

Tenho visto muitos professores de educação fisica , que na hora de formar uma bateria , cantar , tocar berimbau , atabaque , pandeiro , reco-reco , agogo , deixar muito a desejar .
Quanto a aula nem tem como , desaprender a forma a tantos anos destinados ao aprendisado do mestre Sombra , corrigindo ensinando , passo a ginga , mandinga e jogo capoeira .
Fica dificil dizer , que tem , mestres e professores e a raiz essencia a capoeira , vem de berço ,não é para qualquer um que chega tomar conta do recado .
Tem muitos que sabem para si , mas não tem o dom de ensinar , bater não é doutrinar .
A capoeira e leve e bem como o mestre ensina é como uma folha de papel em cima da agua , no vai e vem das ondas , feitas pelos movimentos do fluxo da agua .
Sem movimentos quadrados , interruptos , um movimento encaixando no outro , saindo por cima hora por baixo , role para frente , tráz , banda , rasteira , corta capim , tesoura , e uma infinidade de movimentos , circulares ou não .
Como as ondas do mar , no vai e vem das marés ,no gingar ,das pernas , balançar dos quadris ,defesa e ataque dos braços , cabeçadas ,etc .
Com muita levesa sem sentir o corpo bater no chão , como uma folha seca , plainando num vento circular , que demora tocar leve ao chão e deslisar com a força do vento .
Cantar como um rouxinol , um sabiá laranjeira , uma melodia , que mexe com o espirito do capoeira que adverte no perigo , na emboscada num jogo da capoeira .
Saber entrar , sair de uma roda , fazer uma chamada , não interromper um canto , para advertir alguém , ou parar uma roda , por achar que tem que acabar , sem fundamento algum .
Entender que não precisa , matar , morder , arrancar uma orelha , para se mostrar algo .
Pois o bom luta com o melhor , e quem não sabe procura , aprender a se defender , superar , medos , obstáculos , dificuldades , caminhos a percorrer .
Já dizia uma cantiga de capoeira , quem bate , não se lembra , quem apanha não esqueçe , na roda de capoeira maior é Deus , pequeno sou eu .


www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.