DIA 30.07.2016 IPHAN DESDE NOVEMBRO 1937 . (INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL - VINCULADA AO MINISTÉRIO DA CULTURA .


Arena cearense é um dos prédios tombados pelo Iphan. A fachada possui estruturas metálicas no estilo coríntio
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.
Criado em novembro de 1937, o Iphan foi estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época e, há mais de 60 anos, responde pela proteção e conservação de grande parte dos bens culturais do país.
A administração desses patrimônios é feita por meio de diretrizes, planos, instrumentos de preservação e relatórios que informam a situação dos bens, o que está sendo feito e o que ainda deve ser realizado.
São mais de 20 mil prédios tombados, 83 centros e conjuntos urbanos, 12.517 sítios arqueológicos cadastrados, além de mais de um milhão de objetos, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, documentação e registros fotográficos e cinematográficos em vídeo.
O Iphan está presente em todos os estados e alguns municípios brasileiros, distribuídos em 27 Superintendências e 25 Escritórios Técnicos espalhados pelo país, além de quatro Centros Culturais. A administração central funciona em Brasília e no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.