I Seminário de Economia Silidária da Baixada Santista 26/10/2011


 
I SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA BAIXADA SANTISTA
Dia: 26/10/2011 - (8 h  às 17 h)
Local: Satélite Esporte Clube de Itanhaém (Ver mapa no folder anexado)
 
 
Programação:
 
8 h - Credenciamento
 
8 h 30 - Abertura
 
9 h - Palestra - Realidade e perspectivas da economia solidária no Brasil
Leonardo Pinho - Secretário parlamentar da Câmara dos Deputados. Assessor de projetos de economia solidária.
 
10 h 30 - Palestra - Compra direta como instrumento de apoio à economia solidária
Simone Amaro - Coordenadora geral de agricultura urbana e periurbana - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
12 h - Almoço
 
13 h 30 - Relatos de experiências de grupos que atuam em economia solidária na Baixada Santista - Os grupos devem ser inscritos anteriormente com Odil Vasques Jr. (odil.vasques@gmail.com) ou Luciana Melo (b.alimentos@hotmail.com)
 
15 h - Debate em três grupos (urbano, rural e indígenas) para responder a seguinte questão: QUAL O PAPEL DO PODER PÚBLICO PARA CONSOLIDAR E AMPLIAR OS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ?
 
16 H 30 - Exposição dos resultados do debate por representantes de cada grupo e definição da equipe de redação do documento final do evento, que será encaminhado para governantes e lideranças de grupos que tuam em economia solidária.
 
17 h - Encerramento
 
REALIZAÇÃO:
 
- PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
- COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL (CATI)
- CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
- COORDENADORIA DO DESENVOLVIMENTO DOS AGRONEGÓCIOS (CODEAGRO)
 
APOIO:
 
-  CÂMARA TEMÁTICA DE AGROPECUÁRIA, PESCA E AQUICULTURA DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA (CONDESB)
- AGÊNCIA METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA (AGEM)
- SATÉLITE ESPORTE CLUBE
 
 
 
JUSTIFICATIVA
 
A economia solidária é uma realidade na Baixada Santista. Grupos de agricultores, pescadores, catadores de materiais recicláveis, artesãs vinculadas à pesca, indígenas e moradores das áreas rurais, atuam fundamentados nos princípios da solidariedade, confiança e autogestão, com o objetivo de gerar renda e melhorar a qualidade de vida. Nesse contexto, emerge a necessidade de haver uma coordenação das ações desses grupos entre si para a promoção de trocas de experiências e para se relacionarem com o poder público, expondo avanços e dificuldades. Por outro lado, o poder público deve atuar para apoiar as iniciativas que gerem renda e que se situam além do mercado de trabalho convencional.
Assim, o I Seminário de Economia Solidária da Baixada Santista tem o objetivo de definir estratégias de apoio do poder público à economia solidária, com a participação dos integrantes dos grupos que já se organizam em empreendimentos econômicos solidários.

SOLICITA-SE QUE O PRESENTE SEMINÁRIO SEJA AMPLAMENTE DIFUNDIDO. REPASSE ESSA MENSAGEM  PARA LISTAS DE DISCUSSÃO, E-MAILS DE AMIGOS E PROFISSIONAIS QUE TENHAM INTERESSE NO TEMA.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.