Freud , Sherlock Holmes e Coca-Cola icones do século 20 têm em comum .


A Coca-Cola , o médico Sigmund Schlomo Freud 1856 - 1939 e o personagem Sherlock Holmes são icones do século 20 , conhecidos em todo o mundo .
O famoso detetive , personagem criado pelo médico sir Arthur Conan Doyle ,tem seu espaço reservado entre leitores de romances policiais .
A história de Freud e da Coca-Cola é recheada de mistérios ,lendas e mitos que alimentam textos jornalisticos , fantasias e até mesmo , a literatura médica e a de marketing , já o famoso detetive virou icone midiatico por meio de filmes e de inovações publicitárias , como o pocket book.
Mas qual a possivel relação entre esses icones da ciencia , dá area de propaganda e marketing e da literatura .
A resposta é simples : outro icone do século 20 , o farmaco/veneno cocaina.
Não pode ser apenas coincidencias que o farmaceutico John Styth Pemberton, de Atlanta , nos Estados Unidos - tentando criar uma medicação para cefaléia em seu tosco laboratório de fundo de quintal - tenha produzido um xarope caramelado a base de folhas de coca , noz de cola e alcool em 1884 , exatamente no mesmo ano do primeiro artigo sobre cocaina publicado por Freud .
Tambem não deve ser coincidencia quando o escritor e estudante de Medicina, Conan Doyle, publicou o famoso primeiro episódio de Sherlock Holmes - Um estudo em vermelho - em 1887, no qual entre outras caracteristicas, o detetive apresenta quadro tipico de dependência de cocaina .
Dentre tantos relatos , icones do século 20 têm em comum .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.