ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SENZALA , MESTRE SOMBRA ICONE DA CAPOEIRA NA BAIXADA SANTISTA E EXTERIOR , ATÉ A MÃE AFRICA TERRA DE SEUS ANCESTRAIS .

Desde a fundação em 02 de junho de 1975 .
Rua Marechal Pego Junior nro 20 , Santos - SP.
A Associação de Capoeira Senzala do Mestre Sombra
Desde 1979 até hoje subindo a escadaria com tantos degraus .
A Rua Bráz Cubas nro 227 altos Santos - SP .
Formou muitos , Mestres de Capoeira .
Sombrinha , Valtinho , Parada , Paulinho , Geninho , Bahia , Cruz , Cicero tatu , Valdir , Ediandro , Beija-Flôr  , Liminha  , João Bordalho e muitos outros , que estão relacionados nos seus livros de presença , diarios contam com : batisados , eventos culturais na Baixada Santista , Brasil e Exterior até a mãe Africa terra de seus ancestrais ele visitou , deixou sementes no Kênia  , etc .
São muitos Mestres , na baixada Santista e no Exterior , nem todos tem sua bibliografia publicada, onde pesquisei , nem todos são de meu conhecimento a ordem que foram se formando em Mestres , faltando ainda os formados , contra-mestres , etc.
Um icone da capoeira na Baixada Santista e Exterior .
São mais de 42 anos , ensinando, educando , tirando das ruas , quase toda sua vida dedicada a arte e cultura da capoeira  .
Mestres que partiram e não estão mais conosco , viraram estrêlas , foram jogar capoeira com Mestre Pastinha , Bispo , Waldemar , Bimba e outros renomados Mestres de capoeira  .
A capoeira que fez parte da História do Brasil colonial , com sua arte e cultura vinda da mãe Africa , desde 1500 , nasceu e criou raizes no Brasil e foi mundo afora  , um patrimonio da Unesco , abriu portas para a Lingua Portuguesa em todo mundo a capoeira é cantada e divulgada em lingua , Nacional , brasileira .
Arte e cultura Afro-brasileira nascida e criada no Brasil a capoeira .
A capoeira veio para libertar , criar raizes divulgar o Brasil para o mundo ,que a história não contou .
Muitos relatos foram queimados sobre a capoeira , quando proibida pelas autoridades , triste realidade na época pela ignorância dos mais afortunados , contra a libertação .
Mais a capoeira , resistiu é resistência até os dias de hoje , luta sem ter que lutar , mais sabe , que para vencer é preciso lutar .
Como dizia Mestre Pastinha a capoeira é brasileira é tudo que a boca come , vai até o exterior criar raizes e sementes .
E nossa é do Brasil o unico esporte (luta) , totalmente brasileiro a capoeira .
Até hoje a espera de ser incluida nas Olimpiadas Mundiais .
Na Associação de Capoeira Senzala do Mestre Sombra .
Somos ,várias expressões de um mesmo rosto .
Sou aluno que presenciou o Mestre Sombra jovem em ação e ele jogava com todos os 40 alunos ou mais depois dos treinos puxados era agil e rapido como uma sombra ,mas sei que esta não é a origem de seu nome , na época era um seriado policial visto na televisão .
Nunca vi dar golpe em vão, cair , desistir na roda de capoeira , vi muitos deixar a valentia de lado , porque quando a roda pegava fogo , sai da frente o Mestre Sombra é capoeira sim senhor .
Sempre , respeito e admiro Mestre Sombra a capoeira da Senzala por ser reciproco com seus , alunos , capoeiristas e Mestres .
Ele é o cara Mestre Sombra .
muito axé e capoeira .

www.sositaguare.blogspot.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.