UM NINHO DE PASSAROS ATRÁZ DE UM TRANSFORMADOR DE ENERGIA ITAIPU ,POSTE DE ILUMINAÇÃO DE RUA .

A primavera é mesmo cheia de encantos e como nas cidades as arvores , cada vez diminuem ,mais não deu outra alternativa , um casal de ben-tivi construiu seu ninho atráz de um transformador de energia , Itaipu , poste de iluminação de rua .
Mais não foi a primeira vez , já trocaram o transformador , e todos os anos , todo cuidado é pouco pois a femea quando vai alimentar os filhotes , fica atenta aos intrusos , gaviões telhas , fogem em meio as bicadas dos passaros , que se revezam para cuidar dos seus filhotes .
Até eu já fui atacado por eles ,com muitas bicadas na cabeça .
Mas na verdade é que nem todos os passarinhos que saem do ninho estão prontos para sobreviver , este é o caso de um machinho , com poucas penas , ainda meio inexperiente no voar , que adotei ou melhor , tomo conta para que os pedradores não ataquem .
Já é o segundo dia que trato do pequeno , ajudando na alimentação ,com ração de cachorro ou gato , moida e bem umida , mais a tarde a mãe chegou a dar um grilo para o pequenino passaro .
Ontem o retirei antes da forte chuva , o coloquei dentro de uma caixa de sapato , cheia de jornal picado ,para esquenta-lo do frio , coloquei abaixo de um lugar ,protegido do frio e da chuva , mas livre para que a sua mãe continue com a tarefa de alimenta-lo com insetos , peixinhos , etc .
Até o dia de sua liberdade , sem adeus mais grato de ter contribuido com a mãe ,naturesa mais uma vez .
Acho que me encanto com o som de seu piado , e a forma como sabem , que estamos ajudando e como sempre cantam agradeçendo , mais um dia de vida , brilhar do sol ou cair da chuva .
Ben-tivi avisam ,os demais passáros quando estão em perigo , ou quando alguem apareçe de repente , pensando estar despersebido ,o ben-tivi logo canta tivi-tivi-ben-tivi ,ben-tivi .
Agitando , quem passa por perto , abaixo de seu ninho . ou sua arvore preferida .

www.sositaguaré.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.