RESSACA CAUSA FORTE EROSÃO NA PRAIA DE ITAGUARÉ , FAZ CAIR PLACA DO (PERB) .

As ressacas estão cada vez mais fortes , e a erosão em mais de 3m avança mata de restinga a dentro , com a construção de um muro de arrimo na Costeira de Itaguaré na época da Bharma , isso foi agravando cada ano , com o aumento do nivel do mar , as ondas se propagam ao entorno do muro , retirando areia sentido , rio Itaguaré .
Muitos pés de Chapéus de Sol estão com as raizes expostas , a força da maré retirou 40 cm de altura da superficie em certos pontos 50 cm .
Muitos jundum ficaram expostos e secos facilitando mais a erosão .
Muitos residuos sólidos , redes descartadas , cordas , frascos , garrafas pets foram depositados sobre a mata ciliar , jundum .
A Placa do (PERB) Parque Estadual da Restinga de Bertioga foi derrubada ,pela força da ressaca e está localizada a 500 m de um afluente do rio Jurubatuba que desagua no mar .
Mais de 3m de erosão , a placa está deitada sobre a mata .
Idem ao rio Itaguaré na Barra , forte erosão mostra mais de 1m de saliencia entorno do rio .
Com o aumento do nivel do mar , a tendência é o mar invadir , causando mais erosão , fortes ressacas ,com ondas cada vez maiores que 3 m .
Otimo para os surfistas e péssimo para os empreendedores imobiliarios , com a construção de segunda moradia a beira mar .
Na ultima praia virgem do litoral Norte de S.P. um hot-spot de Mata Atlantica já em extinção .
A Praia de Itaguaré , Bertioga S.Paulo .

www.sositaguare.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.