MAR VERMELHO ANALISADO PELO INSTITUTO GREMAR , CETESB .

CETESB identificou o organismo que causa a chamada "maré vermelha" (Foto: Gisela Bello/Arquivo Pessoal)CETESB identificou o organismo que causa a chamada "maré vermelha" (Foto: Gisela Bello/Arquivo Pessoal)
Diversos moradores de Santos, no litoral de São Paulo, observaram uma mancha vermelha no mar da cidade nesta terça-feira (28). Ao analisar a água, especialistas encontraram um organismo bioluminescente, o mesmo que o causa o fenômeno 'onda azul fluorescente', filmado por internautas na madrugada do último domingo (26).
A Companhia Ambiental Do Estado De São Paulo (CETESB) realizou uma coleta na área para detectar a causa da coloração na água. Foi encontrada uma espécie de protozoário flageladochamada Noctiluca scintillans.
Efeito azul nas ondas apareceu na praia do Embaré (Foto: Thiago Lemos Flipper/Arquivo Pessoal)Efeito azul nas ondas apareceu na praia do Embaré
(Foto: Thiago Lemos Flipper/Arquivo Pessoal)
De acordo com pesquisadores da companhia, este organismo faz parte do fitoplâncton e é bioluminescente. Ele é associado a florações marinhas, conhecidas como “marés vermelhas”, que ocorrem naturalmente em diversos lugares no mundo. Pela noite, com menos luz, é possível ver o efeito fluorescente.
Thiago Nascimento, biólogo do Instituto Gremar, explica que o efeito luminoso ocorre por conta do agito das ondas do mar. "Os fitoplânctons realizam esse processo biológico, que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo", esclarece.
Ainda segundo a CETESB, a espécie não é considerada tóxica, mas pode causar irritações na pele de banhistas. A companhia não recomenda entrar em contato com a água durante a maré vermelha. Em alta quantidade, os organismos também podem estar associados à​ mortandades de peixes, por causar queda de oxigênio na água.

Não falaram , em poluição , no despejo de nitrogênio e fosforo , na queima de oxigênio , dos navios que transportam adubo e fertilizantes e que lavam seus porões em alto mar .
Se a agua do mar está com ph acido ou alcalino , e qual o motivo da agua estar com cheiro de peixe oleosa com umas bolinhas incolores .
E se está cor não pode ser efeito do zarcão com veneno para não dar incrustações de cracas e mariscos nos cascos dos navios , barcos , etc.
Porque só ocorreu em Santos , não tivemos postagens em outros lugares ,
na Baixada Santista , fora do Canal do Estuario .
E não comentaram os dejetos de produtos alimenticios .
No Japão falam do Mar Brilhante , na toxidade da poluição que preocupam biologos marinhos.
O que os Biologos do Aquario Municipal dizem a respeito , da maré vermelha , ou analises feitas no Museu de Pesca sobre a qualidade dos peixes na Baixada Santista estarem contaminados com a Maré Vermelha .

www.sositaguare.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.