TE IKA A MAUI.O PEIXE DE MAUI CONTA AS LENDAS QUE FEITO UM ANZOL DE OSSO DO MAXILAR ANCESTRAL MÁGICO .

Maui - um homem não comum

Maui é o semideus inteligente e dotado da mitologia polinésia responsável por fisgar North Island de Aotearoa, Nova Zelândia.
Após um milagroso nascimento e crescimento, Maui ganhou o afeto de seus pais sobrenaturais, ensinou artes úteis à humanidade, capturou o sol e domesticou o fogo. No entanto, uma de suas proezas mais famosas foi fisgar North Island.

Fisgando uma ilha

Desprezando Maui, seus quatro irmãos conspiraram para deixá-lo para trás quando ele fosse pescar. Tendo ouvido o plano, Maui secretamente fez um anzol de um osso maxilar ancestral mágico. Então, uma noite, ele invadiu a canoa de seus irmãos e se escondeu embaixo do assoalho.

Apenas quando os irmãos estavam longe e haviam enchido a canoa de peixe, Maui se revelou. Então, ele pegou seu anzol mágico e o jogou na lateral da canoa, entoando encantos poderosos.
O anzol afundou cada vez mais no mar até que Maui sentiu que o anzol havia tocado em algo. Ele puxou cuidadosamente e, lá embaixo, o anzol fisgou abruptamente. Era um peixe enorme! Junto com seus irmãos, Maui trouxe o peixe à superfície.

Maui pediu que seus irmãos tomassem cuidado e esperassem que ele acalmasse Tangaroa, o rei do mar, antes de cortarem o peixe. Eles se cansaram de esperar e começaram a cortar pedaços do peixe. Agora, esses cortes são os vales, montanhas, lagos e litorais rochosos de North Island.

Te Ika a Maui, o peixe de Maui

Até hoje, North Island é conhecida pelos maoris como Te Ika a Maui, ou o peixe de Maui. No mapa da Nova Zelândia você verá a cabeça do peixe ao sul e sua cauda ao norte. South Island também é conhecida como Te Waka a Maui, ou canoa de Maui; e a Stewart Island, ou Rakiura, é conhecida como Te Punga a Maui, ou âncora de Maui.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.