DIA 23.01.2016 PRIMEIRA LUA CHEIA DO ANO E DIA 24.01.2016 SOLISCTICIO DE VERÃO

Ontem foi a primeira Lua Cheia do ano de 2016 , não pode ser observada por estar o tempo nublado e chovendo .
De manhã , surfando observei muitas tartarugas filhotes , espécie bico de papagaio , tartarugas de couro , são muitas ,que saem a tona para respirar , nunca vi tantas .
Talvez sejam trazidas pelas correntes maritimas vindas do Projeto Itamar na Bahia .
O unico problema são os pescadores na Costeira de Itaguaré , usando iscas artificiais atraem as tartarugas que pensam que a isca é agua viva , e uma foi fiscada pela nadadeira , e o pescador insistia um puxa-la pela linha e a coitada presa no anzol , não deu outra falei para o cara que era para ele pega-la pelo casco que não tive-se medo que ela não ia morder ,por ser tão pequena menor que um prato de comida .
O outro talvez parente mandou ter calma ,mas como ter calma e ver a tartaruga sofrendo presa por um anzol ,queria eu que aquele anzol tive-se preso nas nadegas do pescador ,para ver como doe .
Mas a arrogancia impera e os pescadores se acham donos do mundo ,cheios de razão ,maior bocadura dizendo ,que podia pescar na Costeira , blá , blá , blá ,talvez fosse até menor ,pela forma de agir ,mas tudo bem ,para isso é que tem Ibama , Gremar , Meio Ambiente de Bertioga , PERB , etc .
Falei até para ele pescar na peixaria mais próxima e que aqui estava cheio de tartarugas filhotes , mas me ignorou e continuou , pescando e reclamando porque eu  adverti ,e claro para soltar a tartaruga são e salva , o cara não tinha nem alicate para cortar o anzol ,tirou de qualquer jeito ,doeu até em mim .
Pescar tartarugas com anzol , nas Costeiras , com redes de espera , feiticeira é crime ambiental .
Na Baixada Santista muitas tartarugas ,golfinhos apareçem mortas vitimas de redes de pescadores e redes rasgadas ,descartadas ao mar ,continuam matando pois os animais marinhos não conseguem respirar e morrem presos as redes .
Retirar , transportar ,reciclar e dar um destino a este vilão o lixo produzido por nós .
Dia 24.01.2016 fim de tarde em Itaguaré ,muitas tartarugas filhotes , pescadores na Costeira , 0,75 m de ondas para surfar e maior por do Sol e um enorme Soliscticio de verão céu com nuvens pesadas douradas e roxo purpuro prateado ,maior visual em tonalidades dourado .
A noite a Lua Cheia pode ser vista ,entre o céu nublado grande e formosa iluminando a praia de Itaguaré .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.