Podem ocorrem chuvas acidas nos lugares onde as nuvens formadas em cumulos forem levadas pelos ventos .

Funcionários de empresas da área industrial de Cubatão foram retirados (Foto: G1)Funcionários de empresas da área industrial de Cubatão foram retirados (Foto: G1)
O vazamento de dióxido de enxofre (SO²) que atingiu a cidade de Cubatão (SP), na última sexta-feira (23), pode ocasionar uma chuva ácida na cidade. A prefeita da cidade, Márcia Rosa, se disse "preocupada" com a situação de alguns bairros da cidade que tiveram transformações na vegetação após o problema.
A ruptura na tubulação de uma empresa do Polo Industrial do município causou o vazamento do gás dióxido de enxofre (SO²). Os funcionários foram retirados do local e cerca de 80 pessoas foram encaminhadas ao Pronto Socorro Central do município com irritação nos olhos, nariz, garganta, mal-estar e tontura. A empresa Anglo American Fosfatos Brasil, responsável pelo vazamento, foi multada em R$ 212 mil.
Marcia Rosa, prefeita de Cubatão, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Marcia Rosa falou sobre os riscos de chuva ácida
(Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Pelo Twitter, a chefe do Executivo afirmou já ter tomado providências sobre o assunto. "Enviei documentos ao polo sobre o vazamento de SO². Esse gás em contato com a água produz ácido sulfúrico, que pode provocar chuva ácida". Márcia Rosa também mostrou preocupações com alguns resultados provocados pelo vazamento. "A preocupação é grande, pois no Jardim Costa e Silva as folhas estão desidratadas e caindo como se a gente estivesse no outono", escreveu.
Em entrevista ao G1, o secretário de governo, Fábio Oliveira Inácio, afirma que o município está preocupado com as consequências do vazamento. "Tomamos providências e pedimos esclarecimentos para o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e para a empresa responsável. Estamos analisando as possíveis consequências desse acidente, que poderia ser uma tragédia ainda maior. Infelizmente, faltou comunicação", disse Inácio.
Folhas de plantas da região apresentaram manchas após vazamento em Cubatão, SP (Foto: Marcus Cabaleiro/Divulgação)Folhas de plantas da região apresentaram manchas após vazamento (Foto: Marcus Cabaleiro/Divulgação)
Chuva ácida
Murillo Consoli Mecchi, mestre em biologia química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica como pode se formar a chuva ácida. "Caso esse gás se precipite e entre em contato com as partículas de água, será formado um ácido sulfúrico, que é altamente corrosivo, o que configura a chuva ácida. Porém, o que pode acontecer também é o dano ambiental, quando não se forma a chuva ácida. Esse gás, em contato com o meio ambiente, oferece diversos riscos à flora", explica.
Prefeita demonstrou preocupação no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Prefeita demonstrou preocupação no Twitter
(Foto: Reprodução/Twitter)
Mecchi, que trabalhou durante dois anos no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) da Universidade de São Paulo (USP) em Cubatão, explica também que não há motivo para alarde. "É descartável a chance de uma chuva ácida que venha a prejudicar a população em grande escala. O que pode acontecer é uma chuva de pequeno impacto, em regiões localizadas. Para que houvesse uma grande precipitação, precisaria de um vazamento por um período maior, alguns dias no caso", afirma.
A Cetesb explicou que o gás foi expelido pela chaminé da empresa e, por conta do vento, foi direcionado para outras três empresas e para o Centro da cidade. A Companhia confirmou também que o gás entrou em contato com a atmosfera.
Histórico
Nos anos de 1980, Cubatão era conhecida como “Vale da Morte”, por conta dos reflexos provocados pelo seu polo industrial, que resultava em um alto nível de poluição por conta da falta de legislação ambiental. A cidade era uma das mais poluídas do mundo e já sofreu com incidentes provocados por chuva ácida. Hoje, a cidade é reconhecia  pela Organização das Nações Unidas (ONU) como símbolo de recuperação ambiental.
Funcionária de empresa passou mal por conta do mau cheiro e precisou ser socorrida  (Foto: G1)Funcionária de empresa passou mal por conta do mau cheiro e precisou ser socorrida (Foto: G1)
Na agua da praia da praia do Pernambuco no domingo estavam poluídas com peixes mortos e agua queimando ,pinicando ,não eram agua vivas e nem estrela do mar era poluição .
Incomodando  e poluindo surfistas,banhistas ,a linda praia que tem esgoto saindo a beira mar em um temporal que desmoronou o morro do Bill , Voturua, etc.
E para onde as nuvens contaminadas com Dioxido de enxofre forem levadas pelos fortes ventos e onde o meio ambiente sofrerá mais as consequências desta falta de manutenção nas Industrias Químicas no Complexo Industrial de Cubatão e não é a primeira vez ,já destruíram a Serra do Mar e ainda continuam poluindo e destruindo o Planeta Terra
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.