Rio dos Alhos- Rio Itaguaré - CARANGUEJOS- UÇA - PRAIA DE ITAGUARÉ - BERTIOGA - SP.

Quem já foi no mangue pegar caranguejo apos trovoadas , sabe que o fenomeno ocorre todos os anos .
E basta trovejar que milhares de caranguejos saem de suas tocas , dentro do mangue e vão para fora e correm fugindo do barulho ,como se estivessem alucinados ,desesperados com medo ,a procura de uma companheira para procriar , mas quando saem do mangue costumam ir parar nas estradas perto de rios e mangues e mesmo onde o mar esta longe o mesmo fenomeno ocorre.
E o caso do mangue no rio Cubatão no Casqueiro , caranguejos saem do mangue e vão parar na beira da estrada, logo após a trovoada.
Na praia de Itaguare aconteçe o mesmo fenomeno , vem a epoca das chuvas fortes, dos raios e trovoadas.
Os caranguejos saem de suas tocas dentro do mangue logo após a trovoada e o mangue é perto do rio Itaguaré ,que desagua no mar na praia de Itaguare ,e com a força da chuva aumenta a força da correnteza no rio , e milhares de caranguejos são carregados para a praia pois o caranguejo não consegue nadar por causa de suas patas ponteagudas e sem nadadeiras.
Caranguejos sobrevivem no mangue comem musgo ,limo cascas e raizes de arvores ,muitas pessoas criam caranguejos na beira dos mangues com ração ou resto de alimento , mais isso são dados que observei qdo criança ,qdo ia pegar caranguejo com um tio proximo do mes de dezembro.
Siri este pertençe ao mar ,mas tambem pode ser encontrado no rio ,tem nadadeiras na parte traseiras e nada muito ,tem garras em forma de pinças menores que as dos caranguejos que possuem garras gigantes.
O siri tambem vive debaixo da areia do mar e quando troveja sai e vai para a beira da maré e muitos saem da agua e morrem porque o siri não sobrevive fora dagua do mar.
E carnivoro e come de tudo em estado de putrefação um limpador da natureza ,um faxineiro nato .
Adora um cadaver dentro do mar.
Já o caranguejo sobre vive fora do mangue, e vegetariano mas tambem come cadaver ,so não aguenta ficar no sol , fora do mangue o berço do rio Itaguaré.
Achei interessante que na reportagem na rede globo ,não mencionaram o Rio dos Alhos o antigo Rio Itaguaré.
O rio onde os caranguejos vão para a Praia de Itaguaré.
ARIE-ITAGUARÉ- com 27 votos a 2 .
Uma area com biodversidade em fauna e flora que não foi incluida ,no Parque Estadual de Restinga de Bertioga - SP. para favoreçer construtores de segunda moradia.
Os caranguejos estão ai onde sempre estiveram ,no mangue na praia de Itaguaré a ultima praia virgem do litoral norte SP.
Antes perto do rio Itaguare não tinha tanta gente como tem agora e as barracas das ostras não eram fixas, hoje no local há muitos restaurantes que trabalham com as ostras que vem de cananeia, pois a natureza é sabia e fragil e qdo poluida por derivados de petroleo, derramamento de Petroleo ou presença humana, não mais produz alimento.
E a lei sobre a natureza de causa e efeito melhor é pesquisar os motivos que os caranguejos Uças estão fugindo dos mangues do Rio Itaguare - na praia de Itaguaré a ultima praia virgem ameaçada por construtores , empresarios e corretores imobiliarios onde o dinheiro e o laser e o mais importante para a vida deles.
Onde a natureza é restrita com jardins , canteiros campos de golf, para dar espaços aos estrangeiros do Pré-Sal , o desastre
da extração de Petroleo , o fim do mundo pertence a nós com tanta ganancia e poder destruimos o unico Planeta habitado por seres humanos na Galaxia.
Se não preservar os mangues vão acabar e o berçario do rio não fornecerá espécies para desenvolver no rio e no mar.
A pesca ficará a cada dia menor com tantos predadores da natureza.
Preservar e melhor que remediar.
Residuos Sólidos o lixo produzido por nós poluem os mangues, rios,lagos ,praias e oceanos a melhor solução é reciclar e dar um destino para despoluir o Planeta Terra.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.