Livro propõe repensar os padrões de produção e consumo da sociedade a partir do “lixo”


Educação Ambiental
Livro propõe repensar os padrões de produção
e consumo da sociedade a partir do “lixo”


Título: Reflexão e práticas em Educação Ambiental
Organizadores: Juscelino Dourado e Fernanda Belizário
Ilustradores: Pandora Estúdio de Artes, Marko Mello 
e Marcelo da Paz
Editora: Oficina de Textos
No. de páginas: 176
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 20,00
ISBN: 978-85-7975-062-5

Aquilo que denominamos “lixo” pode ser compreendido como a ponta mais aparente de um modo de produção e consumo hegemônico nas sociedades atuais, capaz de revelar suas mazelas, virtudes e potencialidades – explicam os autores de Reflexão e práticas em Educação Ambiental. O livro, lançado pela editora Oficina de Textos em parceria com o Instituto Estre, reúne teorias, apropriações metodológicas e sugestões de atividades práticas para a educação ambiental sob uma perspectiva crítica e emancipadora.

Tocando em questões como hábitos de consumo, políticas públicas e corresponsabilização, reflorestamento urbano, pedagogia da complexidade e até mesmo no próprio conceito de educação ambiental, esta coletânea de artigos e atividades utiliza o “lixo” como tema gerador de reflexões sobre não apenas como os resíduos urbanos podem ser mitigados, mas também como eles podem contribuir para uma compreensão crítica dos nexos de causalidade que construíram historicamente a situação presente. O termo “lixo” deixa de representar um amontoado de elementos indesejáveis para ser visto como recurso material que pode ressignificar práticas sociais e relações de poder.

Dividido em três partes, o livro se consolida como importante referência para professores, educadores ambientais e pesquisadores. Aborda teorias, metodologias e práticas emancipadoras, complementadas por exemplos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As experiências retratadas na obra refletem os cinco anos de trabalho do Instituto Estre, de seus monitores, colaboradores e apoiadores.

Sobre os organizadores: Juscelino Dourado estudou Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Lomonosov (Moscou, Rússia); Administração de Empresas e Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (USP); foi dirigente de empresas públicas e privadas, entre as quais atuou também como Chefe de Gabinete do Ministro da Fazenda e como Diretor de Gestão da Estre Ambiental. É Diretor Executivo do Instituto Estre e atua nas áreas de educação e gestão ambiental, com foco na gestão tecnológica de resíduos, em planos de gestão sustentáveis e em ações de melhoria da qualidade ambiental nas empresas. Fernanda Belizário estudou Ciências Sociais e Relações Públicas na USP. É especialista em Sociologia do Consumo e Sustentabilidade, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo. Já trabalhou em órgãos públicos e empresas privadas nacionais e multinacionais nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Gestão de Projetos Sociais. É Gerente de Educação do Instituto Estre.

Sobre a Oficina de Textos: A editora Oficina de Textos foi fundada em 1996 por Shoshana Signer, engenheira civil e mestre em Geotecnia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e desde então busca contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Publica livros universitários e profissionais. Sua linha editorial abrange diversos tópicos da Engenharia Civil, como Geotecnia, Tecnologia de Concreto e Barragens, Geologia, Geografia, Agronomia e Meio Ambiente. Atualmente, a editora vem ampliando suas temáticas com publicações voltadas a Mineração, Energia e Biologia. Todos os livros da Oficina de Textos podem ser adquiridos nas melhores livrarias ou no site www.ofitexto.com.br 

Sobre o Instituto Estre: o Instituto Estre é um centro de referência na área de educação ambiental, criado e mantido pela Estre Ambiental, que se dedica a estimular a mudança de atitude em relação ao meio ambiente e à sociedade, por meio da discussão sobre a responsabilidade compartilhada suas necessidades de consumo e as causas e consequências dos resíduos gerados pelo homem. Seus projetos estão divididos em quatro áreas de atuação: Educação Ambiental, Conhecimento e Pesquisa, Reflorestamento e Inclusão Social. Em seus projetos, já formou mais de 75 mil alunos e 4 mil educadores. As atividades são realizadas em Centros de Educação Ambiental localizados em Paulínia e Tremembé (SP), Fazenda do Rio Grande (PR) e Itaboraí (RJ) e também acontecem em escolas, empresas e instituições interessadas. Mais informações em www.institutoestre.org.br 

Sobre a Estre: Fundada em 1999, a Estre é a maior empresa de serviços ambientais do Brasil e da América Latina. Com especialização nos mais diversos tipos de lixo – doméstico, comercial, industrial, eletrônico, da construção civil e de serviços de saúde – a Estre atua em todas as etapas do gerenciamento de resíduos – limpeza, coleta e transporte, valorização, tratamento e análises laboratoriais – e tem também atuação significativa na área de Óleo e Gás. Está presente nos principais mercados do Brasil, em Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia). Patrocina o Instituto Estre, que leva conceitos de educação ambiental a milhares de crianças e promove o reflorestamento. 


www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.