Recursos para vítimas do tsunami usados para matar baleias?!
O governo japonês tem usado fundos destinados à recuperação de áreas atingidas pelo terremoto e tsunami no começo do ano para subsidiar um programa anual de caça às baleias, segundo acusação da ONG Greenpeace, citada pela emissora britânica de TV BBC.
De acordo com a organização, cerca de US$ 30 milhões estão sendo usados para arcar com gastos de medidas extras de segurança para a frota baleeira. As autoridades japonesas se defenderam dizendo que a atividade ajuda na recuperação das comunidades costeiras.
Relatos não confirmados pelo governo dão conta de que os caçadores partiram para as águas do oceano Antártico nesta semana.
O comércio de carne de baleia e outros produtos derivados do animal é banido há cerca de 25 anos, mas o Japão continua capturando aproximadamente mil baleias a cada ano em um programa que, segundo o país, tem o intuito de promover pesquisas científicas.
Jeremy Sutton-Hibbert/Greenpeace/Reuters | ||
Imagem de arquivo de 2005 mostra baleia sendo capturada com anzol de embarcação japonesa |
Mais cedo neste ano, a Agência de Pesca Japonesa entrou com um pedido para obter verba extra do governo para o programa de caça proveniente do orçamento de emergência, criado para ajudar na recuperação de comunidades devastadas pelo terremoto e tsnunami ocorridos em março.
Segundo a agência, algumas das localidades atingidas dependem justamente da atividade de caça às baleias.
Ativistas, porém, afirmam que o fundo foi aprovado e está sendo usado para custear medidas extras de segurança e para saldar dívidas acumuladas.
Um abalo de magnitude 8,9 criou um enorme tsunami no Pacífico que devastou o noroeste do Japão e matou mais de 15 mil pessoas em 11 de março deste ano. A onda atingiu as usinas de Fukushima, causando vazamento e uma crise nuclear.
www.sositaguare.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário