SEGUNDA-FEIRA 23.12.2019 PRAESEPIUM ( PRESÉPIO ).

A origem do Presépio fica-se a dever , antes de mais nada , a alguns pormenores do nascimento de Jesus em Belém , referidos no Evangelho .
O evangelista Lucas limita-se a dizer que , tendo-se completado os dias de Maria dar a luz , teve seu filho primogênito , que envolveu em panos e recostou numa manjedoura , por não haver lugar para eles na hospedaria .
Jesus é colocado em uma manjedoura , que em latim se diz praesepium , donde vem a nossa palavra presépio .
Ao entrar neste mundo o filho de Deus encontra lugar onde os animais vão comer . A palha torna-se a primeira enxerga para Aquele que se há de revelar como o pão vivo , o que desceu do céu .
Uma simbologia , que já Santo Agostinho , a par doutros Padres tinha entrevistado quando escreveu deitado numa manjedoura , torna-se nosso alimento .
Na realidade o Presépio inclui vários mistérios da vida de Jesus fazendo-nos parecer nossas vidas diária.
Passemos agora a origem do presépio , tal como nós entendemos . A mente leva-nos a Greccio , na Valada de Rieti , aqui se deteve São Francisco , provavelmente quando vinha de Roma onde recebera do Papa Honório III a aprovação de sua Regra em 29 de novembro de 1223 . Aquelas grutas depois de sua viagem a Terra Santa , faziam-lhe lembrar de modo particular a paisagem de Belém . É possivel que em Roma o Poverello de Assis tenha ficado encantado com os mosaicos , na Basilica de Santa Maria Maior que representavam a natividade de Jesus e se encontraram perto do lugar onde segundo uma antiga tradição , se conservavam precisamente as tabuas da manjedoura .
Quinze dias antes do Natal Francisco chamou João para lhe pedir que o ajudasse a concretizar um desejo .
Quero representar o Menino nascido em Belém , para de algum modo ver com os olhos do corpo os incômodos que Ele padeceu pela falta das coisas necessarias a um recém nascido tendo sido reclinado na palha duma manjedoura , entre o boi e o burro .Mal acaba de ouvir o fiel amigo foi preparar , no lugar designado , tudo o que era necessario segundo o desejo do Santo . No dia 25 de dezembro , chegaram a Greccio muitos frades vindo de vários lados ,e tambem homens e mulheres das casas da região trazendo flores e tochas para iluminar aquela noite Santa .
Francisco ao chegar encontrou a manjedoura com palha , o boi e o burro . A vista da representação do Natal , as pessoas lá reunidas manifestaram uma alegria indescritivel como nunca tinham sentido antes .
Depois o sacerdote celebrou solenemente a Eucaristia sobre a manjedoura , mostrando também deste modo a ligação que existe entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia . Em Greccio , naquela ocasião , não havia figuras , o Presépio foi formado e vivido pelo que estavam presentes .
Assim nasce a nossa tradição todos a volta da gruta e repletos de alegria , sem qualquer distância entre o acontecimento que se realiza e as pessoas que participam no mistério .
Naquela noite à simples e comovente representação se veio juntar o dom duma visão maravilhosa , um dos presentes viu que jazia na manjedoura o próprio menino Jesus . Daquele Presépio de Natal de 1223 , todos voltaram para suas casas cheios de inefavel alegria .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.