DIA 15.05.2018 LEMBRANDO PASSADO.

Seria lembrar o passado qdo muleque .
A Cavalaria , Policia Militar , Baratinha , Camburão , Maritima , toque recolher , quem era pego na rua sem documentos ia parar na cadeia para averiguação.
Malhar Judas , um boneco feito com roupas cheio de serragem amarrados em postes que na época eram eucaliptos , pular valas de um lado para o outro , garrafão , jogo de taco , espeto , arco e flecha , bodoque , estilingue , ronqueiras feitas com canos de aço , rifles com pregadores atiravam feijão , bolinhas de gude , balões , canudos de papel serviam de jarabatanas com canos , feitos com antena de televisão , tinham quem colocasem alfinete na ponta , guerras de mamonas , brinquedos feitos com latas viravam caminhões , tratores , guinchos , andar por cima dos muros , subir em arvores , lutar com espadas de madeira , brincar de capoeira na rua , era pura brincadeira .
E quando dia de Cosme e Damião , ir no terreiro ganhar doces , escutar tambores , ver os trabalhos falar com os guias , respeitar conselhos , comer doces .
O tempo demorava passar , não via a hora de chegar em casa da minha avó , brincar com os cachorros , gatos , coelhos , galinhas , porcos , subir nas arvores , goiaba , pitanga , carambola , abacate , ameixa .
E quando anoitecia alguém me acompanhava até minha mãe , meu pai sempre trabalhou eram tempos dificeis .
Acordar cedo ir madrugar entrar na Escola 07:00 na sala de aula pois fechavam o portão , quem não entrava voltava para casa , ou na próxima aula acompanhado do pai ou mãe .
O uniforme era comprado , junto com os cadernos e livros , quem não podia comprar tinham que entrar na Associação de Paes e Mestres comprovar baixa renda eram feita uma vaquinha para arrecadar fundos todo o mês .
O Municipio só fornecia o ensino e para entrar no Estado era preciso passar por um exame adicional.
Hoje em dia imploram para que o aluno assistam aulas , não digo que sejam todos , mais a maioria querem sombra e agua fresca .
Mas são outros tempos , não sei para melhor ou pior agora outras leis e costumes , que era brincadeira de sarro agora é bulling ofensa gera até prisão .
Não tinham tantos crimes , nem tantas cadeias , população aumentou muito e a cidade cresceu para os lados e para cima com seus 48 andares ou mais dependendo da cidade .
A explosão da tecnologia evolui cada segundo mais ontem 130 anos de lei Aurea , eu não mais que 60  a capoeira proibida , nos meus 7 anos tempos de muleque que o passado me lembra quando visitava Jacarei andava de cavalo no pelo segurando sua crina pelas trilhas empoeiradas de barro nos campos até o rio Paraiba aparecer escutar o barulho das aguas as pedras na forte correntesa .
Lembrar o passado viver mais o presente , cada segundo que o tempo corre por demais .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.