Comissão debate criação do parque marinho do Arquipélago de Alcatrazes

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute nesta tarde a criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, localizado no litoral norte de São Paulo.
O debate foi solicitado pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). Ele é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do Projeto de Lei 215/07, que institui o Código Federal de Proteção Animal.
O parlamentar ressalta que a criação do parque, situado a 43 quilômetros do município de São Sebastião (SP), é um anseio antigo da população do litoral norte de São Paulo e conta com apoio dos municípios envolvidos e do governo paulista.
1º parque marinho do Sudeste
Segundo ele, o parque aumentará significativamente a proteção permitindo a visitação pública no Arquipélago dos Alcatrazes. “Há cerca de 20 mil aves do tipo por ali, formando o maior ninhal do país. Além disso, será o primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste, região com o maior mercado consumidor de ecoturismo do País.”
Além disso, acrescenta, o parque garantirá “a proteção de um dos mais relevantes patrimônios naturais do estado de São Paulo, local de impressionante beleza cênica, que abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção e fauna exuberante”.
Na avaliação do deputado, a criação desta unidade de conservação “contribuirá para o aumento da proteção do Bioma Marinho Costeiro, um dos menos protegidos no nosso País”.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
- o subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, contra-almirante Wilson Pereira de Lima Filho;
- chefe da Estação Ecológica de Tupinambás, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelen Leite;
- o diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, professor Otávio Augusto Vuolo Marques; e
- o secretário do Comitê Pró-Criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, José Pedro de Oliveira Costa.
A audiência ocorrerá no Plenário 8, a partir das 14 horas.

Íntegra da proposta:

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
 

Sandra Leite
 
"O planeta não precisa de mais "pessoas de sucesso". O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido." Dalai Lama
www.sositaguare.blogspot.com
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.