Saruê


gambá-de-orelha-pretasaruê ou sarué[1] (Didelphis aurita) é uma espécie de gambá que habita o Brasil,Argentina e Paraguai.
Podendo atingir 60 a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,6 kg, alimenta-se praticamente de tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras e etc. Apresenta duas camadas de pêlos, uma interna como uma espécie de lanugem de coloração ferrugínea e outra externa de pêlos longos de cor cinza ou preta. Barriga e cabeça cor de ferrugem e com marcas distintas de cor preta e ferrugíneas sobre a fronte com orelha de cor preta e desnuda, inspirando seu nome popular. Possui uma glândula que exala odor desagradável na região do ânus. A fêmea possui uma no ventre o marsúpio, bolsa formada pela pele do abdomên onde encontram-se 13 mamas.
Na gestação de cerca de 13 dias a fêmea tem 8 filhotes que ficam presos nas tetas da mãe por 3 meses podendo dar 2 crias por ano. Abriga-se em ocos de árvores, entre folhas, ninhos de aves, forro de residências. Excelente escalador de árvores. São considerados ótimos controladores de populações de roedores e dispersores de sementes. Habitam florestas, regiões cultivadas e áreas urbanas em toda a Mata Atlântica e Restinga brasileira, ocorrendo também no norte do Rio Grande do Sul.
Apareceu, hoje no jardim São Lourenço um saruê debilitado com escoriações no corpo parecendo ter sido atacado por
cachorro,mediquei o mesmo com anasseptil ,nas escoriações ,examinei para ver se não tinha osso quebrado,pois ele estava arrastando uma pata traseira,alimentei com banana,ração e coloquei agua para beber.
liguei para o meio ambiente no 0800-772-5999 e no 33198034 mais não completou a ligação.
E triste ver um animal sofrer, e não ter ninguem para ajudar.
As 12:00 o animal não sobreviveu aos ferimentos e faleceu.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.