28.11.2012 Eclipse Pernumbral da Lua Cheia


 previsão local é baseada no fuso horário do seu computador, pelo que a sua precisão depende de uma configuração correta.


Eclipses lunares


Os eclipses da Lua ocorrem quando a Terra está entre o Sol e a Lua. Para que isso aconteça, a lua deve estar em fase de Cheia, e encontrar-se no plano da eclíptica (o plano orbital da Terra). O plano da órbita lunar está inclinado cerca de 5 graus em relação à eclíptica, e o eixo de intersecção dos dois planos é chamado Linha de Nodos. Por isso, é dito que os eclipses lunares ocorrem quando a Lua está na Linha de Nodos no momento da fase de Cheia.


Tipos de eclipse lunar


A terra produz um cone de sombra, no interior do qual o Sol está completamente coberto pelo nosso planeta, e uma zona de penumbra em que o Sol é parcialmente obscurecido pela Terra. Dependendo da entrada (ou não) da Lua na área de sombra e que essa entrada seja total ou parcial, define diferentes tipos de eclipses lunares:
  • Total, quando a Lua entra completamente no cone de sombra durante o eclipse;
  • Parcial, quando a Lua está no cone de sombra, mas não entra completamente;
  • Penumbral, quando a Lua está na zona penumbral, e não no cone de sombra.
Nas efemérides dos eclipses da Lua indicam o tipo de eclipse, as circunstâncias relativas a contactos da Lua com as áreas de sombra (se houver) e penumbra, e no instante do máximo eclipse. Foi também dada a magnitude do eclipse, que é definida como a fracção do diâmetro que é obscurecida pela sombra no máximo do eclipse, e indica o nível de um eclipse lunar total. Um eclipse total tem uma magnitude igual ou maior que 1, enquanto que em um parcial é inferior a 1.


Escala de Danjon


Num eclipse total, a Lua não é totalmente escura, porque a luz do Sol é refractada pela atmosfera da Terra. Isto dá ao nosso satélite algumas tonalidades marrom-avermelhadas, que são a principal atracão visual de um eclipse lunar total.

Hoje 12.35 horario verão Eclipse Pernumbral da Lua Cheia.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.