LISTA DE PRESIDENTES DO BRASIL ENTRE 15.11.1889 ATÉ 31.08.2016 .

  1. Marechal Deodoro da Fonseca exerceu a presidência entre 15 de novembro de 1889 e 26 de fevereiro de 1891 na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 25 de fevereiro de 1891 foi eleito, pelo Congresso Constituinte, o primeiro presidente do Brasil, sendo formalmente empossado no dia seguinte.
  2. Ir para cima Em 3 de novembro de 1891, sentindo-se ameaçado, o Marechal Deodoro destituiu opoder legislativo. Vinte dias mais tarde, foi forçado a renunciar durante a Revolta da Armada, sendo substituído por seu vice-presidente, Floriano Peixoto.
  3. Ir para cima Afonso Pena morreu em 14 de julho de 1909 e seu mandato foi completado por seu vice, Nilo Peçanha.
  4. Ir para cima Hermes da Fonseca foi eleito por uma concertação de partidos adversários da oligarquia paulista. Foi membro-fundador do Partido Republicano Conservador idealizado por José Gomes Pinheiro Machado.
  5. Ir para cima Rodrigues Alves morreu antes de ser empossado para seu segundo mandato, sendo substituído por seu vice-presidente, Delfim Moreira, até a realização de nova eleição.
  6. Ir para cima Delfim Moreira morreu antes de ser empossado como vice-presidente de Epitácio Pessoa, sendo substituído pelo presidente do Senado Federal.
  7. Ir para cima Washington Luís, com menos de um mês para o fim de seu mandato, foi deposto pelaRevolução de 1930.
  8. Ir para cima Júlio Prestes, eleito em 1 de março de 1930, não pôde assumir em virtude do mesmo golpe que depôs Washington Luís.
  9. Ir para cima Junta Governativa Provisória de 1930.
  10. Ir para cima Getúlio Vargas exerceu de facto a presidência entre 3 de novembro de 1930 e 20 de julho de 1934, na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 17 de julho de 1934 foi eleito, pela Assembléia Nacional Constituinte, o presidente da República, sendo formalmente empossado três dias depois. Em 10 de novembro de 1937 deu um golpe de estado que institui o Estado Novo e prorrogou seu período presidencial.
  11. Ir para cima José Linhares exerceu a presidência por convocação das Forças Armadas, na qualidade de presidente do Supremo Tribunal Federal, em razão da deposição do titular.
  12. Ir para cima Getúlio Vargas comete suicídio e foi substituído por seu vice-presidente Café Filho.
  13. Ir para cima Café Filho foi afastado por motivos de saúde, sendo substituído por Carlos Luz, presidente da Câmara dos Deputados.
  14. Ir para cima Carlos Luz, na qualidade de presidente em exercício, foi deposto e substituído pelo vice-presidente do Senado, Nereu Ramos.
  15. Ir para cima Jânio Quadros renunciou ao mandato em 25 de agosto de 1961.
  16. Ir para cima Ranieri Mazzilli assumiu interinamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados por somente 14 dias, e não houve solenidade de posse.
  17. Ir para cima João Goulart foi deposto pelo Golpe Militar de 1964.
  18. Ir para cima Ranieri Mazzilli assumiu novamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados. "O caráter transitório do segundo mandato presidencial de Ranieri Mazzilli dispensou a cerimônia e o assentamento da sua posse no Livro de Posse".
  19. Ir para cima Costa e Silva afastou-se do cargo em 31 de agosto de 1969 por problemas de saúde. AsForças Armadas impediram a posse do vice-presidente, Pedro Aleixo, constituindo umajunta governativa provisória.
  20. Ir para cima Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica assumiram "o exercício temporário da Presidência da República", para o que não havia qualquer previsão constitucional. Os ministros militares proibiram o emprego da expressão "junta militar" e, em 6 de outubro de 1969, declararam "extinto" o mandato do presidente Costa e Silva. A partir de 2011, contudo, a Lei nº 12.486, manda considerar Pedro Aleixo ex-presidente da República, para todos os efeitos legais.
  21. ↑ Ir para:a b Tancredo Neves não pôde tomar posse como Presidente em 15 de março de 1985 por motivo de saúde e morreu pouco mais de um mês depois. Neste período que antecedeu a morte de Tancredo, seu Vice-presidente José Sarney ocupou interinamente o cargo. Vide Biografia.
  22. Ir para cima Tancredo Neves deve figurar na galeria dos Presidentes da República, por força da Lei Federal nº 7.465, de 21 de abril de 1986.
  23. Ir para cima Fernando Collor foi afastado pela Câmara dos Deputados em 2 de outubro de 1992 e renunciou ao mandato em 29 de dezembro do mesmo ano.
  24. Ir para cima Itamar Franco assumiu interinamente na qualidade de vice-presidente até a data de renúncia de Fernando Collor, tomando posse 29 de dezembro de 1992.
  25. Ir para cima Dilma Rousseff foi afastada pelo Senado Federal em 12 de maio de 2016.
  26. Ir para cima Michel Temer assumiu como interino em 12 de maio de 2016 após a abertura do processo de impeachment e em caráter definitivo em 31 de agosto de 2016


www.sositaguare.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.