DIA 14.09.2016 O SOL NASCEU VERMELHO E PINTOU AS NUVENS E TODO CÉU ,MESMO ANTES DE NASCER .

Muitas vezes no nosso dia a dia, observamos o nascer ou o pôr do Sol, e sempre ficamos deslumbrados com o seu belo e maravilhoso tom avermelhado. Mas a partir deste evento, nossa curiosidade sempre acaba sendo despertada. Algumas pessoas podem se perguntar: "Por que o Sol quando está no alto do céu, ele aparenta ser amarelo e quando ele começa a se pôr, ele assume uma forma avermelhada?". Estas perguntas que as pessoas fazem a si mesmas, são muito frequentes e possuem uma explicação mais simples do que elas possam imaginar.
Veja o Link: (Starguider)
Por que o Sol assume a cor vermelha quando se põe no horizonte?
Pôr do Sol no Horizonte
As causas
Quando nossa bela estrela está no ponto mais alto do céu, os seus raios de luz, entram verticalmente e fazem um trajeto mais curto em nossa atmosfera antes de chegar até os nossos olhos. A partir disto, o Sol assume a sua comum forma amarelada, pois durante a descida dos raios luminosos, os átomos dogás Nitrogênio situados nas camadas mais altas da atmosfera terrestre, dispersam a luz violeta, anil, verde e principalmente a luz azul do espectro visível do Sol (esta dispersão é conhecida como "dispersão de Rayleigh", isto também explica o porque o céu é azul). As únicas cores que não são dispersadas são o amarelo, laranja e vermelho, mas como a cor amarela é a mais energética entre estas três citadas, ela é a que mais facilmente sensibiliza nossos olhos, fazendo com que perante nossa visão e percepção, o Sol aparente-se ser amarelo. A partir do momento em que o Sol começa a se aproximar do horizonte, seja ele tanto leste como oeste, os raios de luz solar, tendem a percorrer um distância bem maior, desta vez, percorrendo horizontalmente toda a atmosfera para chegarem até nós. Mas só que nessa passagem, o raios luminosos atravessam as mais baixas camadas da atmosfera terrestre, e neste local, há a existência de poluições tais como: partículas de fumaça (Monóxido de carbono [CO] e Dióxido de carbono [CO2]) e partículas de poeira. Estes elementos além de dispersarem a luz violeta, anil, verde e azul, eles também conseguem dispersar a luz amarela e laranja do Sol, mas a única cor do espectro que estas partículas não conseguem dispersar, é justamente a luz vermelha. A luz de cor vermelha é a única que consegue atravessar a atmosfera terrestre sem ser difundida tanto pelo gás Nitrogênio quanto por partículas de poeira e poluição gasosa, isso acaba fazendo com que nosso astro rei, assuma uma bela e bonita forma avermelhada. Esta é causa do porque o Sol é vermelho no horizonte e amarelo próximo ao zênite.

Conclusão
Raios solares durante o por do sol
Raios solares na atmosfera da Terra durante o pôr do Sol.
No final de tudo, é a nossa própria atmosfera e os gases, partículas de poeira e poluições contidos nela, que são os responsáveis pela variação de cor da nossa estrela. De fato, se não houvesse atmosfera na Terra, o Sol teria sua cor original que não é a cor amarela, mas sim, na realidade sua cor Branca. 

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.