CANOAGEM - KAIAK MISTRAL SURF 1974 UNICO EM SANTOS NA EPOCA .
A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
As canoas foram desenvolvidas no transcurso de milhares de anos primeiramente pelos povos nativos da América do Norte.A palavra que conhecemos hoje (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore.
Características dos caiaques e canoas[editar | editar código-fonte]
- Caiaques com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito pouco peso, são apropriados para principiantes.
- Para descidas de rios com águas agitadas, os caiaques devem ter baixo alto casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade.
- Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos caiaques estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São caiaque fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento.* Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha recta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.
- Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada
Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade,Canoagem Slalom e por fim a canoagem de rápidos. As duas últimas modalidades olímpicas
Canoagem Sprint[editar | editar código-fonte]
A Canoagem Sprint é a disciplina menos conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconheceu a prática da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.
Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 200 e 1000 metros para masculino, e 200 e 500 metros para feminino. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 5000 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.
- Atletas medalhados em europeus e mundiais de pista
- António Brito
- Rui Fernandes
- António Monteiro
- José Garcia
- Sérgio Varela
- Emanuel Silva
- Fernando Pimenta
- Filipe Duarte
- David Fernandes
- Daniel Castro
- Ruben Agrela
- Jose Pedro Oliveira
- Pedro Oliveira
- João Ribeiro
- Joana Vasconcelos
- Teresa Portela
- Helena Rodrigues
- Beatriz Gomes
- Pisco
Canoagem slalom[editar | editar código-fonte]
Modalidade olímpica desde 1938, a Canoagem Slalom é praticada com canoa ou caiaque em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 metros e 300 metros, definidos por "portas", que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível.
Freestyle / Rodéu[editar | editar código-fonte]
O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. Foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem em Outubro de 2004. O objectivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.
Canoagem oceânica[editar | editar código-fonte]
A Canoagem Oceânica é uma disciplina da canoagem que consiste em realizar um determinado percurso no mar. São utilizadas embarcações específicas, devido às variadas condições que se pode encontrar ao decorrer da prova.
Caiaque-pólo[editar | editar código-fonte]
O Caiaque-Pólo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área de jogo de 35 por 23 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.
Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.
Canoagem maratona[editar | editar código-fonte]
A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, apenas diferindo no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são obrigados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar.
Atletas medalhados em Mundias de Maratona
- Gabriel Pauletti
- Nicole Leoncio
- Marcio Pinto
- Miguel Gomes
- Pedro Henrique
- Nuno Barros
- José Ramalho
- Samuel Amorim
- Rui Lacerda
Turismo / Aventura[editar | editar código-fonte]
Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objectivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa acção.
Canoagem onda[editar | editar código-fonte]
Modalidade que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. No Brasil, se divide em duas classes: Kayak Surf e Waveski. No Kayak Surf, o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente produzido para isso. O Waveski é praticado sobre uma prancha desenvolvida para ter melhor flutuação e estabilidade na onda. O praticante usa um remo com duas pás e fica preso à prancha por um cinto, mantendo os pés encaixados numa pedaleira junto ao bico. Muitas vezes a expressão Canoagem Onda é usada para identificar apenas o Kayak Surf.
Em 1974 comprei um kaiak surf na loja Snard em Santos , paguei CR$ 150,00 , marca Mistral , era inédito quase ninguem tinha , quando ia a praia muitos pediam para dar uma volta .
Este modelo de kaiak não tem pedaleiras , mas tem apoio de pés e quilha fixa ,para dar estabilidade no surfe .
Usa remo com duas pás ,sendo uma na horizontal e outra na vertical ,para dar mais rotação nas remadas , quando pegar as ondas .
Tenho ele até hoje , ficou de estimação , fiz muitas travessias com ele e muitas aventuras , bons tempos .
www.sositaguare.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário