OLEO DE BALEIA .


Óleo de baleia, também chamado de azeite de baleia. Esta substância era extraída das baleias pescadas principalmente no Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Estes animais mamíferos marinhos possuem uma grossa camada de gordura que os protege das águas frias, onde vivem a maior parte do tempo. A pesca da baleia, ou baleaçãoindiscriminada, quase levou diferentes espécies à extinção, tendo sido proibida pela maioria das nações do mundo. O Japão sofre muitas pressões por organizações de proteção a fauna por ainda permitir e comercializar a carne e o óleo de baleia.
Seu uso, até o final do século XIX, era principalmente para fornecer combustível para iluminação das casas e ruas, como lubrificante, e na fabricação de sabão e até mesmomargarina. Sua carne era menos apreciada sendo, em geral, só comercializada a dos animais arpoados junto às regiões costeiras. Atualmente, apesar da pesca da baleia ainda ser mantida pelo Japão alegando pesquisa científica, a sua carne tem sido comercializada na forma de produtos enlatados ou fresca para confecção de sushis e sahimis.
Outros produtos de valor eram o espermacete, utilizado na indústria de cosméticos, o âmbar e as barbatanas para fazer espartilhos.
É comum, e somente no Brasil, a afirmação de que o óleo de baleia teria sido muito utilizado na confecção da argamassa, para assentamento de tijolos e blocos de pedra nas construções civis e militares dos séculos XVII até o século XIX, mas há fortes controvérsias sobre a veracidade histórica disto[1] .
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.