HARRIET TUBMAN iICONE AMERICANO DA CORAGEM E DA LIBERDADE LUTOU PELA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NEGROS , FOI A PRIMEIRA MULHER A SER ESTAMPADA EM CEDULA DE 20 DOLARES EM 2020.


Harriet Tubman
Harriet Tubman (1880).
Nome completoAraminta Harriet Ross
Nascimento1822
Condado de DorchesterMA
 Estados Unidos
Morte10 de março de 1913 (91 anos)
AuburnNY
NacionalidadeEstados Unidos norte-americana
Harriet Tubman (Araminta RossCondado de DorchesterMaryland1822 — Auburn10 de março de 1913), também conhecida por Black Moses, foi uma afro-americana natural dos Estados Unidosabolicionista, humanitária e espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, que lutou pela liberdade, contra a escravidão e o racismo.
Depois de escapar do cativeiro, ela fez treze missões para resgatar setenta escravos utilizando da rede de ativistas abolicionistas e abrigos conhecida como a "Underground Railroad". Ajudou John Brown a recrutar homens em seu ataque a Harpers Ferry, e no pós guerra lutou pela inclusão das mulheres no sufrágio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida uma escrava no distrito de Dorchester, Maryland, Tubman apanhou de seus vários mestres quando era ainda criança. Ainda jovem, sofreu uma ferida traumática na cabeça quando um dono de escravos irado lançou-lhe um peso de metal, pretendendo acertar outro escravo. A lesão causou dores de cabeça, ataques epiléticos, poderosa atividade visionária e de sonho, e crises de hipersonia que ocorreram durante sua vida inteira. Como uma cristã devota, atribuiu suas visões e sonhos vívidos a premonições de Deus.
Em 1849, Tubman escapou para Filadélfia e imediatamente retornou a Maryland para resgatar sua família. Devagar, e um grupo de cada vez, ela levou parentes consigo para fora do estado, e eventualmente guiou dezenas de outros escravos para a liberdade. Viajando de noite e em extremo segredo, Tubman "nunca perdeu um passageiro". Recompensas pesadas eram oferecidas por muitas das pessoas que ela ajudou a libertar, mas ninguém tinha conhecimento de que era Harriet Tubman quem os ajudava. Quando uma lei abrangente contra fugitivos entrou em vigor em 1850, ela ajudou a guiar fugitivos mais ao norte, em direção ao Canadá, e ajudou muitos recém-libertados a encontrar emprego.
Quando a guerra civil americana começou, Tubman trabalhou para o exército da união(norte), primeiro como uma cozinheira e enfermeira, e então como batedora e espiã. A primeira mulher a liderar uma expedição armada na guerra, ela guiou o ataque no rio Combahee, que liberou mais de setecentos escravos.
Após a guerra, Harriet Tubman se aposentou para a residência da família em AuburnNova Iorque, onde cuidou de seus pais idosos. Foi ativa no movimento para o sufrágio feminino até ser tomada por doença e ter de se internar numa clínica para idosos afro-americanos que ela havia ajudado a abrir anos antes. Depois de sua morte em 1913, se tornou um ícone americano da coragem e da liberdade.

A nota de vinte dólares[editar | editar código-fonte]

Em 20 de abril de 2016 o secretário do tesouro americano,  Jack Lew  anunciou planos para que Tubman substitua o presidente americano Andrew Jackson como o retrato da nota de vinte dólares. O design será anunciado em 2020.
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.