VACINE SUA CRIANÇA DE SEIS MESES A CINCO ANOS INCOMPLETOS - POLIOMIELITE- PARALISIA INFANTIL.

A partir deste sábado, 15/08/2015, começa a vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) em todo o país. Em parceria com estados e municípios, a “36Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite” será realizada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto.
A meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, ou seja, 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.
As crianças menores de cinco anos que estiverem com outras vacinas atrasadas poderão aproveitar a ida ao posto de saúde para colocar a caderneta de vacinação em dia. Os profissionais de saúde irão avaliar as cadernetas e alertas os pais quanto às vacinas atrasadas ou prestes a vencer. Essas vacinas poderão ser aplicadas ou agendadas, dependendo da situação de cada criança.
Com isso, o Ministério pretende ampliar a cobertura vacinal e diminuir a transmissão de doenças que podem ser evitadas. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculoserotavírussaramporubéolacoqueluche,caxumbacatapora (varicela), meningitesfebre amarela, hepatites (A e B),difteria e tétano, entre outras. A campanha nacional conta com uma infraestrutura composta por mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).
As crianças que nunca receberam a vacina contra a poliomielite não poderão ser vacinadas. As que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses. Para isso, pais ou responsáveis devem  levar o cartão de vacinação aos postos de saúde (veja abaixo a tabela com o esquema sequencial de vacinação contra a pólio).
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. No entanto, nove países registram casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia. o que torna a vacinação necessária.

Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite
 Idade
Qual a vacina
2 mesesVacina inativada poliomielite – VIP
4 mesesVIP (injetável)
6 mesesVacina oral poliomielite – VOP
15 mesesVOP (reforço)

Serviço:
36Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
Onde: postos de vacinação de todo o país.
Período: de 15 a 31 de agosto.
Público-alvo: crianças de seis meses a cinco anos incompletos.
 www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.