COITE - CABAÇA DO BERIMBAU - NA ANGOLA A BATERIA TEM GUNGA ,MÉDIO E VIOLA ALEM DE OUTROS INSTRUMENTOS DE PERCUSÃO .
O coité é uma planta com frutos enormes e redondos. São umas bolas verdes, do tamanho de uma bola de basquete e ficam penduradas na árvore. Aqui na chácara tem. Quando meus pais compraram a chácara, faz mais de 12 anos, já tinham plantadas, pois os antigos donos (nossos vizinhos hoje) são do nordeste.
Pesquisando na internet, eu encontrei uma matéria antiga do Globo Rural de 2007 falando desta planta do norte e nordeste do país. A planta dá frutos o ano inteiro e é nativa das zonas tropicais da América.
‘Ela tem vários usos. Por exemplo, os índios da região amazônica usam para tomar o caxiri. Em outras áreas também se usa para tomar banho, inclusive e tem outras utilidades como o artesanato, além de ser uma planta usada na medicina alternativa como as folhas que são usadas como diurético.
Em Belém do Pará, é uma coisa muito típica e muito utilizada na região amazônica, a cuia para servir o tacacá. A flor é grande arroxeada e típica dessa planta que é abignoneácea, semelhante ao ipê roxo, ipê amarelo, são plantas da mesma família’.
A ‘bola’ também é usada para fazer o berimbau, o instrumento musical da capoeira na Bahia. Suas folhas são usadas para fazer xaropes. Fiquei sabendo também que as sementes são comestíveis depois de torradas ou cozidas.
Um dia destes a gente experimenta as sementes. Para fazer a tal da cuia basta tirar uma das bolas do pé quando estiver amarelada e deixar na sombra por 5 dias até a casca secar. Cortar no meio, tirar a polpa de dentro, secar e pronto.
Vamos tentar fazer a cuia. Quem sabe ela não combina com as nossas saladas orgânicas que estamos plantando? Vai ser o máximo preparar uma salada inteira cultivada aqui, colocar nas cuias de coité e depois lavar a ‘louça’ com as buchas daqui na chácara. Estamos parecendo índio.
www.sositaguare.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário