DIA 20.09.2014 CLEAN UP DAY DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DE RIOS E MARES PRAIA DE ITAGUARÉ BERTIOGA - SP.

CLEAN UP DAY - DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DOS RIOS E MARES PRAIA DE ITAGUARÉ .



A coleta de residuos sólidos foi parcial até a placa do PERB (Parque Estadual da Restinga de Bertioga)
Coletei duas redes que estavam a beira mar,com mais de 100 quilos,sujas de areia ,ouriços ,siris e conchas.
A rede de malha estreita de 1 cm estava próximo a mare em risco de voltar para o mar , amarrei abaixo da placa do PERB .
A outra rede que fora coletada de dentro da agua a meses atráz com a ajuda de sete surfistas deveria pesar mais de 300 quilos era muito grande estava molhada com tartarugas pequenas presas ,muitos siris e ouriços .
Estas redes pareçem ser de pesca de camarão ,na praia de Itaguare segundo um caseiro barcos de camarões pescam dia e noite ,destroem tudo o que encontram no seu caminho e quando as redes cortam descartam dentro do mar ,causando morte aos animais marinhos ,perigo de enrrosco aos surfistas e banhistas estas redes ficam pesadas quando estão dentro do mar e continuam matando quem cair na sua malha.
Os barcos pescam bem próximo mais ou menos 800 m  ,são barcos pequenos .
Não deveriam estar ali ,bom falando em descaso na praia de Itaguaré a entrada não tem mais corrente e virou dia de semana estacionamento de carros.
Soube que outro dia teve um passeio de quadriciclos na praia de itaguaré , foi autorisado não sei por quem.
Na entrada da praia tinha um ponte feita de troncos , hoje tem uma rua de ascesso.
Hoje um senhor dos seus 100 anos estava passeando com seu quadriciclo vermelho na maior boa ,achando que a praia era dele, foi em direção ao rio pensei até que ia me ajudar a coletar residuos sólidos.
Mais tarde uma linda garota passeava de moto cross talvez filha do senhor do quadriciclo não sei,mas seguiu no mesmo sentido rio itaguaré.
Milhares de andorinhas na praia estavam comendo mutucas bem perto de mim foi um alivio acabaram com as mutucas em dois tempos, foi um show de acrobacias que faziam tempos que não acontecia .
É o inicio da primavera que começa amanhã dia 21.09.2014.
Muitos quero-quero estão na praia gritando protegendo seus ninhos ,por isso a proibição de veiculos tem que ter placa na entrada da praia PROIBIDO ENTRADA DE VEICULOS NA PRAIA DE ITAGUARÉ ( PERB ) .
A naturesa manifestando sua belesa equilibrio , por isso não deve ser desmatada ,mas sim preservada por ser a ultima praia virgem do litoral Norte de SP.
A um tempo vi um pessoal do Monte Azul ,coletando residuos sólidos e rastelando na segunda feira a tarde espero que eles retirem os residuos e as redes que separei ,para que estes não retornem para o mar na próxima ressaca .
Quem ama cuida quem sabe o próximo CLEAN UP DAY tem a participação da Prefeitura de Bertioga , Meio Ambiente ,Fundação Florestal, Fiscais do PERB, WWF,SOS Mata Atlântica, etc.
A praia de Itaguaré é um patrimonio nosso ,temos o dever de preservar , por ser a galinha dos ovos de ouro do municipio .

www.sositaguare.blogspot.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.