UCs em Bertioga a um passo da criação


UCs em Bertioga a um passo da criação

Por 27 votos favoráveis, um voto contra e uma abstenção, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema) aprovou hoje a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga, com 9.264,42 hectares, e da Área de Relevante Interesse Ecológico Itaguaré, com 58 hectares, ambos no município de Bertioga.

Conforme o diretor-executivo da Fundação Florestal de São Paulo, José Wagner Neto, o texto recebeu pequena alteração para permitir a captação de água para abastecimento público nas áreas protegidas e segue para a Casa Civil do Estado. Em seguida receberá a assinatura do governador e só então será publicado no diário oficial.

"A expectativa é de que a criação seja concretizada este ano. Havia estudos com quase 30 anos para a proteção daquela área, medida que se tornou possível com um processo participativo e apoio do WWF-Brasil. Hoje é um dia importante para a conservação da Mata Atlântica em São Paulo", afirmou José Wagner Neto.

A criação das unidades de conservação em Bertioga é uma prioridade do WWF-Brasil, que promoveu uma série de ações públicas e via Internet. As áreas protegidas também fazem parte da lista de prioridades da campanha Cuidar da natureza é cuidar da vida.

As áreas que receberão proteção oficial abrigam rica biodiversidade e estão vulneráveis à pressão imobiliária e turística. Além de proteger rios que abastecem a região e espécies ameaçadas e exclusivas do bioma, as unidades conservarão a planície que faz conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar.

"Em vez de milhares de hectares, ou mesmo milhões de hectares, como temos na Amazônia, resta tão pouco da Mata Atlântica que devemos preservar e comemorar a criação de novas áreas protegidas, mesmo que medidas em metros quadrados", ressalta Cláudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil.

Confira aqui a minuta de criação das unidades de conservação em Bertioga.

Veja, também, o mapa da criação das UCs em Bertioga.


A sua participação foi essencial nesta vitória. Muito obrigado!

__
Cuidar da natureza é cuidar da vida
O movimento Cuidar da natureza é cuidar da vida, promovido pelo WWF-Brasil, destaca a importância da conservação da biodiversidade e alerta para as consequências que o descuido com a natureza pode provocar. Associada à meta do WWF-Brasil de contribuir para que o Brasil alcance o desmatamento zero até 2015, tem como objetivo aumentar a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância das áreas protegidas no combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade e fornecimento de serviços ambientais; além de mostrar a relação entre a conservação da natureza e a qualidade de vida da população.

Uma ação diretamente ligada ao movimento é a proposta de criação de unidades de conservação em dez áreas prioritárias. Estes espaços instituídos pelo poder público tem a finalidade de conservar as características naturais relevantes em cada área. A lista criada pelo WWF-Brasil é uma sugestão para o governo brasileiro alcançar, ainda em 2010, as metas de cobertura natural protegida por unidades de conservação estabelecidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (CDB).

Os focos são a Reserva Extrativista Baixo Rio Branco Jauaperi (Amazonas), o Parque Nacional dos Lavrados (Roraima), o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (Goiás), o Parque Nacional Boqueirão da Onça (Bahia) e outras unidades no Cerrado do Amapá, no Tabuleiro do Embaubal (Pará), no Croa (Acre), no extremo Sudoeste do Pantanal e em Bertioga, São Paulo.


Saiba mais sobre a campanha "Cuidar da natureza é cuidar da vida" em www.wwf.org.br/cuidardanatureza





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.