O PRESTIGIO DE UM MESTRE E SUA FILOSOFIA ROBERTO TELES DE OLIVEIRA MESTRE SOMBRA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SENZALA .

Na Baixada Santista existem várias academias de capoeira e todas elas tem seus nomes diretamente relacionados com a cultura negra (Senzala , Quilombo dos Palmares ,Filho de Senzala ,Raizes de Angola ,Caravela Negra ,além de outras ).
Uma das Academias mais tradicionais de Santos é a Academia Senzala .
Rua Bráz Cubas n 227 altos .
É talvez o seu prestigio é a sua tradição estejam intimamente ligados à figura de seu mestre , Roberto Teles de Oliveira , o conhecido Mestre Sombra .
Possuindo uma perssonalidade marcante este Mestre, ostenta uma calma impressionante nas pessoas que o conheçem pela primeira vez .
Não tanto pela sua invejavel musculatura ,mas sobretudo pela maneira como expõe abertamente a sua filosofia de vida ,atravéz de um simples dialogo .
Com uma maneira reflexiva de falar , num tom meditativo que lembra o comportamento dos mestres orientais (para ele isso é apenas uma questão de referência cultural do reporter )
Mestre Sombra começa a narrar um pouco da sua vida e da capoeira , dois assuntos que para ele , estão relacionados desde criança .
Mestre Sombra nasceu em Santa Rosa de Lima , Sergipe .
O seu primeiro contato com a capoeira foi aos sete anos e começou a pratica-la  merante como uma diversão .
Mas ao chegar em Santos ,ele começou a aprender todos os segredos desta cultura com o Mestre Bispo ,em Vicente de Carvalho .
Com o falecimento do Mestre Bispo ,veio a tomar conta da Academia .
Tornando-se Mestre em capoeira , Roberto Teles de Oliveira , passou a ser conhecido como o Sombra ,devido a um seriado na televisão de aventura policial que tinha a sombra para ajuda-lo a sair .mediante o pedido de sombra apareça .
E porque os capoeiristas que jogavam com ele pareciam estar lutando com a própria sombra , impossivel de se golpear devido sua agilidade e rapidez na capoeira .
Já com a fama de mestre capoeirista , Sombra não hesitou em abrir a sua primeira academia e começar a ensinar tudo o que tinha aprendido sobre a capoeira .
Fundou o Grupo Zumbi, em Vicente de Carvalho ,não tendo exito .
Veio trabalhar em Santos e criou na Rua Marechal Pego Junior n.20.
O Grupo Zumbi , como já havia este nome teve que muda-lo .
E passando pela Avenida Francisco Glicério viu um nome Auto Posto Senzala, que chamou a atenção dando origem a Associação de Capoeira Senzala fundada em 02.06.1975 .
Depois de quatro anos mudou para a Rua Bráz Cubas n.20 onde ensina capoeira .
"Para ser um bom capoeirista precisa ser um bom filho, um bom pai .
A cabeça tem de crescer junto com o movimento ",diz ele .
Sobre as etapas que os seus alunos cumprem no aprendizado de capoeira , Mestre Sombra explica que a academia segue a graduação oficial estabelecida pela Federação de Capoeira , que foi baseada nas cores da Bandeira Nacional .
O aluno começa o seu curso usando um cordão (ou corbel) verde  ,e conforme vai evoluindo passa para o verde-amarelo , depois o amarelo ,amarelo-azul,e,finalmente ,verde-amarelo-azul e branco quando o discipulo atinge o grau de contra-mestre .
Quando atingir o grau de mestre , o capoeirista passa então a usar o cordão verde-e-branco , amarelo-e-branco, azul-e-branco, até chegar ao cordão totalmente branco que é a graduação de Mestre de capoeira .
O uniforme na década de 1975 era calça fuso preta ,sem camisa e descalço .
Ultimamente é camisa de malha , calça social , sapato e meia brancos e cinto com cores das graduações.
O mestre Sombra na Baixada Santista recebeu o cordão de ouro a maior graduação na capoeira no Brasil devido a dedicação a capoeira tantos anos da sua vida .
Já formou muitos mestres no Brasil e no Exterior tem mestres e contra-mestres , na Alemanha , França ,Grécia , EUA ,Holanda ,Kenia ,etc.
Se alguém pensa que para praticar capoeira precisa se ter um bom fisico ,está enganado .
Mestre Sombra destaca que a capoeira nasceu dos fracos contra os fortes " Nasceu para não fazer força .
Prevaleçe mais a astúcia do que o poder fisico .
O mais importante é não se envolver na perturbação de quem está fazendo provocações .
Sobre o preconceito que existe para com essa luta ele conta que uma vez apareceu em sua academia uma moça dizendo que não ia mais treinar carate pois a mensalidade era muito cara .
Pediu algumas informações e ficou assistindo ao treino. No final ela confessou que não queria treinar que tinha muito preto na academia .
Sombra se orgulha de a maioria de seus alunos serem universsitários ."Os que não estudam , já possuem profissão definida" .Durante a entrevista ,chega uma humilde mulher com seu filho , e pede para Sombra que deixe o menino treinar capoeira ."pois ele ultimamente só pensa nisto.
Mestre Sombra autorizou a criança a treinar gratuitamente desde que tirasse boas notas no colégio "Por isso,eu quero que a senhora me mostre todo mês o boletim do seu filho .
"Se tirar nota baixa não treina".
A respeito dos campeonatos , Mestre Sombra disse que sua academia participou de alguns "Mas eu não concordo com a maneira de julgar , que é contrária a nossa filosofia" Para ele ,o capoeira significa colocar o corpo em oração."Leio muito sobre capoeira , mas nem tudo me satisfaz.
O que importa é que sinto a capoeira dentro de mim ".Não me interesso muito por campeonatos .Manter uma tradição é muito mais importante ".
Mestre Sombra é aposentado da Estiva , viuvo teve treis filhos .
Um faleceu , o outro é contra-mestre na Europa e a caçula é enfermeira padrão .
"Para mim a capoeira é emoção e empolgação ,ela envolve a gente. Já no sentido de competição , ela perde a sua autencidade .Perde aquela força que sentimos quando jogamos apenas por prazer e não para vencer".
Dia 02.06.2015 a Associação de Capoeira Senzala completou 40 anos de fundação .
De 01 a 09 de Agosto haverá o Encontro Internacional de Capoeira .
Com muitas atrações para o turismo na Baixada Santista .
Um Mestre cordão de ouro ,que sofreu resistência e discriminação e que tem dedicação a capoeira em sua vida em sua academia tem uma frase .
"Na Senzala somos várias expressões de um mesmo rosto ".
Pena que nem todos entendam o prestigio de um Mestre e sua presença na capoeira na Baixada Santista .
Na vida nem tudo é por acaso conheço Mestre Sombra desde 1975 fui seu aluno,numero 28 do livro de presença  ,fui retirado por meu pai ,porque perdeu o seu na revolução de 1932 ,só entendi com 57 anos .
Mas o destino me fez retornar a Senzala e seguir este Mestre que muito admiro em razão da capoeira .
A vida tem histórias e estórias sobre a capoeira .
Na história da Capoeira na Baixada Santista Mestre Sombra é Cordão de Ouro .
Tudo é capoeira o que muda é a bateria o som ,uniforme , forma ,jeito de gingar e jogar .
Mestre Sombra.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.