SOS PESQUISADORES GENOMA - NEUROPATIA SENSITIVA AUTONÔMICA - HSAN - A CURA DEPENDE DE PESQUISADORES VOLUNTÁRIOS DE AMOR AO PRÓXIMO .

Irmãos têm doença rara e sofrem com sintomas do HSAN (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)Irmãos têm doença rara que afeta o sistema nervoso (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)
Uma família de Santos, no litoral de São Paulo, sofre há vários anos com uma condição rara que a impede de derramar lágrimas ou sentir dor. A doença se chama HSAN, sigla em inglês para Neuropatia Sensitiva Autonômica Hereditária, e afeta o sistema nervoso.
Os portadores do HSAN sofrem a degeneração das células ganglionares autônomas - ligadas as informações visuais e nervo ótico - e da raiz dorsal, com a perda de sensações e disfunção autônoma. Ele destrói ainda as fibras responsáveis pelas sensações térmicas e dolorosas dos pacientes.
O jornalista Felipe Saúda, de 27 anos e um dos portadores da doença, conta como ele, sua irmã, Taymara Saúda, de 25 anos, e sua mãe, Fátima Bragança Saúda País, de 54 anos, souberam do HSAN. "Nossa doença é rara. Porém, o caso da minha irmã é o mais severo e, por não se enquadrar em nenhum dos tipos já catalogados, é extramente raro. O diagnóstico dela foi confirmado por meio de uma biópsia de nervos que foi realizada em 2011. Mas a minha irmã, desde bebê, já apresentava alguns sintomas esquisitos”, lembra.
Taynara apresenta maiores dificuldades do que o irmão (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)Taynara apresenta maiores dificuldades do que o
irmão (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)
Segundo Felipe, Taymara não tinha algumas reações comuns desde muito jovem. “Quando ela era bebê, não tinha lágrimas. Na época, nós achamos besteira, entretanto, descobrimos que essa é uma das principais características do HSAN."
Ela tinha fortes dores abdominais, conta o irmão. Fazia muitos exames, mas nada era constatado. A partir dos 14 anos, começou a ter sintomas mais graves, como desmaiar e convulsionar.
"Taymara foi indicada a um cardiologista, que por meio de um exame chegou primeiro ao diagnóstico de disautonomia [desordem do sistema nervoso autônomo]. Como ela não foi estabilizada com o tratamento, descobrimos que havia mais alguma coisa. Foi quando um neurologista da capital paulista, que nos foi indicado, chegou ao diagnóstico de HSAN”, diz.
Estou há meio ano praticamente sem sair de casa. Não posso mais dirigir ou fazer outras atividades"
Felipe Saúda, portador de HSAN
Descoberta há seis meses
O jornalista, por sua vez, convivia com a insensibilidade em membros, mas ainda conseguia ter uma rotina normal, até sentir fraquezas musculares. Logo em seguida, vieram as convulsões e os desmaios, até que o diagnóstico do HSAN também fosse feito a ele.
A descoberta da doença fez com que Felipe tivesse que passar mais tempo dentro de casa. “Eu, até seis meses atrás, tinha uma vida muito ativa. Estou há meio ano praticamente sem sair de casa. Não posso mais dirigir ou fazer outras atividades. Perdi totalmente a minha vida social”, afirma.
Com o diagnóstico também da mãe da família, o cotidiano deles foi todo alterado. O pai, Fernando de Pinho País, de 59 anos, acaba passando pouco tempo em casa por conta disso. “Nosso pai praticamente não fica em casa, pois trabalha incansavelmente para trazer dinheiro para dentro de casa. Ele trabalha com exportação de suco de laranja”, conta Felipe.
HSAN é doença hereditária; mãe e filhos são portadores dela (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)HSAN é doença hereditária; mãe e filhos são portadores dela (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Saúda)
Blog conta rotina e dificuldades
As histórias passadas por mãe e filhos rendeu até mesmo a criação de um blog. As postagens são realizadas por Felipe e nelas são relatadas as jornadas da família na luta contra essa doença.
“O intuito do blog é tentarmos um estudo para o nosso caso, além de contar ao mundo que essa doença existe. Ela tem um diagnóstico muito complicado e acreditamos que muitas pessoas possam ter essa doença e não saberem", diz o jornalista.
Felipe acredita que essa ferramenta pode trazer resultados para a sua família nesta empreitada. "O HSAN simplesmente não tem tratamento. É possível apenas tratar os sintomas, conforme eles vão surgindo. A única esperança de um dia encontrarmos a cura é através de um estudo do nosso genoma. Por enquanto, ainda não conseguimos ninguém que faça isso. Esse também é um dos motivos pelos quais criamos o blog”, 
hsan.blogspot.com.br
Quem puder ajudar ,acessem o blog ,a força da vida depende de nos a união fáz a força .
QUE O AMOR DE JESUS REINE EM TODOS OS CORAÇÕES .
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.