A MAIS DE 35 ANOS DUAS ARVORES FRAMBOIAM FORAM PLANTADAS POR UM CASAL DE ARMÊNIOS .

A mais de 35 duas arvores foram plantadas por um casal de Armênios .
Um já falecido muito conceituado em ortopedia na Irmandade Santa Casa de Santos  o Dr. Jukin foi o responsável pelo plantio ,mandou fazer duas caixas de 40 cm quadrados de concreto no passeio ao lado do portão de ascesso a sua residência .
As arvores cresceram e ficaram enormes com mais de 5m de altura e seu troco também chegando ao ponto de preencher a caixa de concreto .
Na época do inverno as arvores perdem as folhas e as pontas dos galhos ficam quebradiços , com a força dos ventos a arvore da esquerda veio a cair e foi uma tragédia só não foi pior porque não foi na hora de saida dos estudantes ,não havia ninguém embaixo dela estava chovendo muito ,mais veio a cair em cima dos fios de alta tensão ,por cima de um automóvel que ficou com o teto amassado , entortou um poste da CPFLna esquina ,derrubou uma marquise próximo a uma padaria ,etc.
Veio o Bombeiro a Defesa Civil e a CPFL, interditaram a rua cortaram,retiraram e transportaram a arvore .
O acontecido foi na sexta-feira passada ,e até hoje estamos sem luz nos postes da iluminação de rua .
No dia seguinte informei a CPFL a respeito de não ter iluminação na rua e como era sábado fiquei sabendo que quem é responsável pela iluminação da rua é a Prefeitura de Santos segundo eles uma nova portaria Estadual ao Municipio .
E eles só atendem durante a semana de segunda - feira  a sexta - feira .
Se a arvore cai-se no sábado estaria no chão até hoje já que até hoje a iluminação da rua não foi ligada , o poste da esquina ainda está tombado ,tiraram fotos a semana toda mais ainda estamos no escuro na questão da iluminação da rua .
Descaso talvez ou uma má administração por se tratar de uma emergência inclusive a arvore caiu porque a mais de 3 pedidos de corte destas arvores à Prefeitura de Santos que não tomou as devidas providências .
Agora quanto as arvores do Complexo Rebouças foram retiradas em plena florada cortadas e transportadas para dar espaço a uma enorme piscina Olimpica e banheiros, já que a que existia de 25m, só vivia quebrada com vazamentos etc.
Agora querem derrubar mais arvores frutiferas para dar espaço a um Campo de bocha ou malha .
Foi feito abaixo assinado nos dois casos pedindo para não cortarem as arvores plantadas pelos Munícipes ,mais fora em vão , muitas morreram outras foram espalhadas em volta do Complexo Rebouças ,quero ver agora sem espaço para o plantio  ,vão virar adubo ou carvão  .
Mais voltando a arvore que caiu , quem plantou não tinha idéia o tamanho que ela iria ficar ,com o peso e com tão pouco espaço para suas raízes ,ela tombou e caiu com o peso de seu tronco e galhos ,quem sabe se tivessem podado, talvez ainda estivesse por aqui embelezando e fornecendo sombra nos dias quentes de verão .
Hoje quem ficou deste lindo casal de Armênios veio a falecer com 93 anos de idade , esteve em campos de concentração nazistas na época da guerra ela me contava ,como foi seu sofrimento ,as camaras de gáz ,fuzilamentos ,covas sobre covas ,experiências com seres humanos ,números tatuados no corpo ,um caos que muitos não contam até hoje com medo que permaneceu até hoje na sua lembrança .
Seu nome dona Henia ,que eu tive o prazer de conversar todos estes anos , a tempos vinha com uma doença o Alzaimer poderia ser causa de tantos sofrimentos e tantas intoxicações adiquiridos na guerra .
Mas sempre lembrava de mim e eu a tinha como uma avó de coração , tem um ditado indío que quando uma arvore que plantamos cai é um pressagio de partida para a liberdade a eternidade .
Hoje é dia de São João ela está comemorando o Solstício de verão na Armênia sua terra natal e depois vai brilhar no céu para iluminar ao lado de Nosso Senhor.
Descanse em paz ,no amor de Jesus.

www.sositaguare.blogspot.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.