Theodore de Bry . Baixada Santista Medieval

Theodore de Bry foi um dos primeiros viajantes , um ilustrador de origem Belga 1528 - 1598 considerado por especialistas com uma referencia em iconografia renascentista .
As artes cartograficas produzidas por ele sobre a região atual da Baixada Santista que circularam amplamente pela Europa entre 1590 - 1634 , revelavam uma fantasista influencia medieval , uma Santos com castelos , muros e fossos.
Tais equivocos se deram porque era de origem Belga e suas gravuras ilustravam os contos dos aventureiros participantes nas expedições ao Novo Mundo .
Em duas oportunidades  Bry desenhou fatos ligados a Baixada Santista .
A primeira uma batalha travada entre os colonos de Santos e São Vicente contra indios contrários a presença portuguesa , tupinambás da região norte.
A segunda ilustração é de um naufrágio que teria acontecido na costa sul paulista na saida da baia de Santos.
Na imagem os naufragos conseguem chegar em terra no trecho onde situa-se a Praia Grande .
Bry tinha em mente com relação as vilas existentes no Novo Mundo no final do século XVI entre 1580 - 1590 .
Na carta de Bry Santos e São Vicente assemelhan-se a cidadelas medievais , longe da realidade de duas pobres vilas desorganizadas da colônia portuguesa no Atlantico Sul , ele chegou até inventar uma outra cidadela na Ilha de Santo Amaro (atual Guarujá ) que seria inclusive , a maior de todas Bertioga (Brikioka) e Itanhaem (ItengeEhm) tambem foram relacionadas nas suas obras.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.