Peçonhentos na praia de itaguaré.

A praia de itaguaré a ultima praia virgem do litoral Norte possui em seu habitat inumeros peçonhentos.
Sendo a mais antiga planice costeira,um hot-spot em extinção mata Atlantica abrigam serpentes .
O cuidado nas trilhas ,proximo aos mangues e rios e vital.
Eu já presenciei jaracussu de cor cinza com triangulos no dorsso e jararaca verde cor verde,amarela,preto e vermelho.
Cabeça em forma de triangulo,fossetas nazais, lingua bifurcada de varias cores : cinza,amarelo,verde,marrom,preta ,se enrrola para dar seu bote que varia em torno de seu tamanho 1,5 m a 2,00 m e batita de cauda no chão .
Cuidado JARARACA sua picada é identificada por 2 furos possuem contidade enorme de veneno,avermelhidão na area da mordida,dor intoleravel,nauseas,vomitos inchaços e tonturas com perda da visão.
 Bothrops é uma gênero de serpentes da família Viperidae. Popularmente, as espécies são denominadas de jararacas. São serpentes peçonhentas, encontradas nas Américas Centrale do Sul, sendo importantes causadoras de acidentes com animais peçonhentos no Brasil e nos outros onde se distribuem, com altas taxas de morbidade e mortalidade.[1] As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características. Atualmente, 32 espécies são reconhecidas, mas é consenso dentre os pesquisadores que a taxonomia e sistemáticadeste grupo está mal resolvida, de modo que novas espécies têm sido descritas e algumas sinonimizadas.[2] [3]

Etimologia

"Jararaca" origina-se do termo tupi yara'raka[4].

[editar]Descrição

Essas serpentes apresentam grande variação em tamanho, as menores espécies não ultrapassando setenta centímetros e as maiores atingindo cerca de dois metros de comprimento.[2]
O arranjo das escamas no topo da cabeça é extremamente variável; o número de escamas interorbitais pode variar de três a catorze. Usualmente, estão presentes entre sete e nove escamas supralabiais e entre nove e onze sublabiais. Existem entre 21-29 escamas dorsais, 139-240 ventrais e 30-86 subcaudais, que são, geralmente, divididas. Variações nos números de escamas dentro da mesma espécie são muito frequentes. [2]

[editar]Distribuição Geográfica

As espécies desse gênero são encontradas do nordeste do México à Argentina. Ocorrem nas ilhas de Santa Lúcia e Martinica nasAntilhas, assim como nas pequenas ilhas da Queimada Grande e Alcatrazes, no litoral do estado de São Paulo, no Brasil.

[editar]Comportamento

A maioria das espécies são noturnas, entretanto algumas de altas altitudes são encontradas ativas durante o dia. A maior parte das espécies é terrestre, mas não é incomum encontrar algumas espécies em arbustos e árvores pequenas, especialmente os indivíduos mais jovens. Uma espécies em particular, a Bothrops insularis, a jararaca-ilhoa da Ilha da Queimada Grande, parece ser frequentemente encontradas em árvores a maior parte do tempo.

[editar]Peçonha e Epidemiologia dos Acidentes Ofídicos

As espécies deste gênero são as maiores responsáveis por acidentes ofídicos nas Américas, assim como por mortalidade. Quanto a isto, as espécies mais importantes são B. asper (Peru, Colômbia e Venezuela), B. atrox (Amazônia Brasileira) e B. jararaca (centro-sul do Brasil). Sem tratamento, a taxa de mortalidade é estimada em sete por cento, mas, com uso de soro antiofídico e tratamentos de suporte, esta taxa é reduzida para entre 0,5 e três por cento. O veneno deste gênero apresenta forma ação proteolítica, tipicamente provocando necrose e inchaço que pode comprometer o membro atingido, tontura, náusea, vômitos entre outros sintomas. Em geral, a morte resulta da hipotensão provocada pela hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana. Complicações frequentes incluem compromentimento do membro e falência renal. A partir de estudos do farmacologista brasileiro Sérgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com o veneno da Bothrops jararaca, foi desenvolvido o Captopril, um dos medicamentos mais utilizados para tratamento de hipertensão.

[editar]
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.