Parabens pela iniciativa a praia de Itaguaré a ultima praia virgem do litoral norte de SP merece e muito esta atenção por ser um hot-spot de mata atlantica em extinção por possuir biodversidade de fauna e flora e por ser um habitate natural de animais em extinção como o macaco muriqui e outros espécies.

A partir deste fim de semana, sempre aos sábados e domingos, até o dia 29, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), dá início a uma ação conjunta com a Fundação Florestal e Polícia Ambiental, voltada à questão do lixo, na Praia de Itaguaré e foz do Rio Guaratuba.
O objetivo é trabalhar a parte ecológica ambiental e conscientizar o usuário sobre a importância de preservar. As atividades serão desenvolvidas das 9 às 16 horas e se estenderão, também, ao período de Carnaval, no mês de fevereiro.

A primeira atividade a ser desenvolvida nos locais foi denominada ‘EcoTurista’, e está dividida em três etapas. A primeira visa a sensibilizar turistas, por meio de um painel, que ilustrará a viagem do lixo de forma didática em três momentos: morro abaixo, descendo o rio e mar a fora, além de diversas ilustrações de impactos, promovido pela destinação inadequada de lixo. Além da apresentação, haverá discussão do painel com os visitantes da praia.
Em seguida, vem a etapa ‘Mão na Massa’, cuja atividade é a coleta de lixo na praia, com o uso de luvas de borracha e sacos plásticos. Já a terceira etapa, ‘Reforçando conceitos’, utiliza bombonas identificadas com os símbolos e cores dos materiais recicláveis e banners do tempo de decomposição de lixo.
Após a coleta de resíduos na praia, será realizada a separação do lixo nas bombonas que correspondem à natureza do material e será feita uma reflexão sobre a quantidade encontrada, relacionando aos impactos ambientais.
Já a segunda atividade programada é a Expedição Ecológica – Flora, com realização de caminhada interpretativa, com abordagem sobre formações geológicas, estuários, região flúvio marinha, vegetação de restinga, jundu/escrube e manguezais.
A terceira e última atividade é a Expedição Ecológica – fauna (Conhecendo os bichinhos da floresta e investigando os animais dos ambientes marinhos costeiros), cujo material utilizado serão animais terrestres taxidermizados (acervo da Policial Ambiental). A atividade envolve exposição dos animais terrestre no interior da tenda e explicação sobre a sua ocorrência na Praia de Itaguaré e sua ecologia.
Sobre animais dos ambientes marinhos costeiros, haverá exposição na tenda, caminhada com os visitantes pela praia, promovendo o estudo do meio com observação de rastros/vestígios e discussão acerca da ecologia e adaptação dos organismos marinhos em costão rochoso, praia arenosa e manguezal, além de discussão quanto à importância da conservação dos ambientes marinhos e demais ambientes da região litorânea, para a preservação da fauna observada. Haverá, ainda, um jogo com o público 
participante do ‘Alerta Ecológico’ sobre o tema ‘Costão Rochoso’.


Ações ambientais nas feiras livres da cidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Abastecimento, iniciou nesta semana ações ambientais nas feiras livres da Cidade. O principal objetivo é contribuir para a redução do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, gerando economia e aumentando a vida útil dos aterros e refletindo de forma direta para a preservação do meio ambiente. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente o trabalho está ligado ao Programa de Gestão de Resíduos - Lixo Útil. 
Diversas ações vêm sendo traçadas de modo a conscientizar a população  sobre a melhor forma de cuidar dos seus resíduos, cujo primeiro passo é repensar a forma de consumo. Na barraca de educação ambiental, a população além de poder destinar o seu lixo seco (papel, plástico, metal e vidro) e óleo de cozinha de forma correta e se informando sobre a localização de todos os Locais de Entrega Voluntária (LEVs) existentes no Município, também recebe receitas culinárias de aproveitamento integral dos alimentos e aprende técnicas de como montar composteira em casa.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.