dia 09.04.2011 Prefeito Orlandini visita Jardim S.Lourenço.reportagem A Tribuna 25.3.2011





Operação Cata treco muito residuo solido coletado na praia do Itaguaré foi depositado no Caminhão Cata Treco dentre eles cordas,redes,boias,tambor de aço,tampas de porão de barco,ancoras feitas de canos de eternit,bombonas,etc artigos usados por pescadores profissionais que caem no mar e vão para a praia do Itaguaré.
Este material estava depositado em minha casa esperando uma oportunidade para ser descartado em massa.
Conversei com o prefeito a respeito do que o bairro tinha de prioridade a situação do esgoto, estava presente responsavel pelas obras da elevatoria,representantes da SABESP ficaram cientes da poluição que fora cometida qdo moradores ligaram seus esgotos em rede sem tratamento.
Mas como nada se possa fazer a poluição continua pois daqui a treis meses as obras da elevatoria estarão prontas.
Reclamei do esgoto na porta de minha casa Flavio levou Julião para ver e tomar providencias.
Foi levantado a hipotese da construção de uma quadra de esportes pois ja que haverá de construir a elevatoria seria bom para a comunidade uma quadra.
O local escolhido foi ao lado da EMEIF Jardim São Lourenço.
E varios pedidos para favorecer o bairro como Policia,Policlinica,Ponto de Onibus com Cobertura,Creche,
Ensino Medio Noturno,Limpeza periodica na praia de Itaguaré,Proibição de Cavalos e Quadriciclos na Praia de Itaguaré.
Fazer o maximo para preservar a praia de Itaguaré a ultima praia virgem do Estado de São Paulo.
Conversei com Flavio Lessa e não fiquei muito contente com o que soube que estarão estudando a praia de Itaguaré mais uma area a da Costa Blanca onde houve arruamentos parece estar na mira da especulação Imobiliaria eu não concordei e falei que a vegetação evoluiu e que varios animais como macacos pregos,mono carvoeiro ou muriqui,Bugiu,capivaras,cutias,veados mateiro,bicho preguiça,quatis,esquilos,carcaras,aguias carijó,ouriço cacheiro etc..
Ainda não conversei com Flavio mas no domingo encontrei um Bicho Preguiça na Praia do Itaguaré coincidencia ou não animais são encontrados em Itaguaré suplicando a permanencia no lugar no Habitat deles
Então pergunto poque não ARIE Itaguare já que foi um ganho de 27 votos a 2 em audiencia Publica.

Baixada SantistaLitoral Norte

Tamanho da letra
Sexta-feira, 25 de março de 2011 - 08h18
À espera de melhorias

Periferia de Bertioga sofre sem pavimentação

Bruno Guedes

Créditos: Paulo Freitas

Prefeitura de Bertioga tem investido na urbanização da orla da Enseada, um dos principais atrativos turísticos da Cidade. Enquanto isso, moradores de bairros como Vista Linda, Vicente de Carvalho 2 e Caiubura aguardam há anos por melhorias definitivas, como um sistema de drenagem, até hoje inexistente, e serviços de manutenção adequada nas ruas de terra batida. 

As chuvas da semana passada produziram cenários que evidenciam o abandono e o descompasso no ritmo de investimentos em relação ao crescimento de Bertioga. No Vista Linda, a água se acumulava em valas criadas para improvisar a vazão. As mesmas valas recebem o esgoto das residências, já que não há saneamento básico neste ponto do Município. 

A população de Bertioga cresceu 58,3% na última década, saltando de 30.039 habitantes em 2000 para 47.572 segundo censo do ano passado. Com a expansão demográfica, aumentou a quantidade de casas e, desta forma, diminuíram os espaços de solo permeável. O volume de água sobrecarregou o improvisado sistema de drenagem. Localizadas às margens das calçadas, as valas criadas para o escoamento não dão conta da vazão e, em alguns pontos, estão aterradas e cheias de mato. 

Reclamações 
O resultado é que, mesmo sendo de terra, o que facilita a absorção do volume da chuva, as ruas alagam com facilidade. Principalmente porque o serviço da Prefeitura de nivelamento das vias sem asfalto, segundo moradores, não é suficiente para mantê-las livres de verdadeiras crateras que viram lagoas com frequência. 

"Não era desse jeito, não. Os problemas são os mesmos, mas a situação piorou muito. A gente convive com enchente, com água parada nas valas, concentração de mosquitos", reclama o cozinheiro José Simões de Almeida, de 61 anos, 15 deles morando em uma casa na Rua Orestes Colombari, no Bairro Vista Linda. Na frente de sua residência, a água parada provoca a concentração de insetos. 

"Está na hora de investir em galerias de drenagem. Tem muita gente querendo sair daqui por causa dessa situação", conta o morador. O pedreiro Célio Pupo da Silva, de 52 anos, é favorável ao asfaltamento das ruas do bairro, junto com a implantação de galerias subterrâneas capazes de drenar a água. Do outro lado da estrada, na faixa entre a rodovia e a serra, a situação é pior. 

No Chácara Vista Linda, as valas transbordam e, em alguns pontos da Rua Lincoln Bolivar Neves, a água chegava na altura do joelho um dia após a chuva. "Toda água vem do outro lado da estrada em direção ao rio (Itapanhaú, mas não existe vazão", afirma o mecânico Charsliton Lucena, de 38 anos. "Não precisa nem asfaltar, é só investir nas galerias. A Prefeitura passa fazendo manutenção da rua e uma semana depois já está cheio de buraco por causa da água. Não adianta nada", ressalta ele, que paga R$ 860,00 por ano de IPTU sem "nenhum retorno".

Prefeitura define novo plano de macrodrenagem

A Prefeitura de Bertioga informa que um projeto de macrodrenagem em todo o Município será definido no Plano Diretor, cujo processo de revisão está em andamento. Após concluída,a proposta será encaminhada para audiências públicas e para a Câmara.

O Município informa ainda que está reorganizando suas equipes de manutenção de ruas e limpeza de praias e ressalta, apesar das críticas apontadas nesta reportagem, que esta iniciativa "está resultando em revitalização no aspecto visual e melhorando a circulação de veículos e pedestres no Centro e, principalmente, nos bairros da Cidade".

Entre as ações, a Prefeitura cita os serviços de tapa-buracos, limpeza de guias e sarjetas, desassoreamento de valas, entre outros, em toda a extensão da Rua João Ramalho e nas avenidas 19 de Maio e Anchieta, do Centro até o Jardim Indaiá, último bairro antes da Riviera de São Lourenço. 


Essas obras estão dentro de um pacote de intervenções que custarão R$ 17 milhões e incluem a drenagem da Rua Saudade e pavimentação das vias Lincoln Bolivar Neves (alvo de reclamações), na Chácara Vista Linda, e Antônio Rodrigues de Almeida, no Jardim Lido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.