Boletim informativo Bertioga

Abaixo segue a íntegra do Boletim
aqui copio e colo matéria de indicação para discussão
 
ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA SABESP
O Vereador Renatinho solicitou rigor na fiscalização do despejo de água de obras da Sabesp nas ruas da cidade. O despejo inadequado da água tem contribuído para o aumento dos buracos, alagamentos e quebra e destruição do asfalto nas vias pavimentadas. Em sua indicação, o Vereador lembrou que uma das medidas que poderiam ser utilizadas pela empresa é o despejo das águas de drenagem diretamente nas bocas de lobo ou valas de drenagem, evitando que essas águas destruam as vias públicas.

Talvez seja o vício do ramo que mesmo velhinha ainda não larguei. Então com a devida permissão vou expressar o meu pensamento sobre o assunto:
De fato ouço moradores reclamando do trabalho do pessoal, é um ponto de vista. A minha rua por exemplo, com a escavação que deixa a areia lá do fundão fofinha que nem areia de praia com a chuva, fica uma moleza pra pisar, parece pudim, é botar o pé para afundar. Nem carro nem bici, é galocha de cano alto ou fica em casa.
 
Agora, queria que avaliasse a situação de trabalho
local: equipamento e maquinários de obra em espaço urbano ao sabor das intempéries.
 
Em 25mar11, não é boa memória, ví na data do arquivo da imagem, estava eu voltando pra casa pela João Ramalho, sentido SESC/Vila, e logo após o canal do Maitinga, num dia sem chuva, notei água correndo pelo meio fio da sarjeta, estiquei a vista e o fiozinho d´água seguia longe, prossegui o caminho até chegar no cruzamento Hugo Stos Silva x João Ramalho, onde a SABESP está abrindo valas para instalar os tubos e naturalmente aquelas mangueiras sugando frenéticamente a água do lençol freático para os trabalhadores não se afogarem e poderem trabalhar a 5 metros de profundidade, são 2 mangueiras vomitando o tempo todo, dia e noite sem parar água na rua de areia, fazendo buracos sim. Mas como conectar essas mangueiras em boca de lobo? Cadê a boca de lobo?
 
Da rua Hugo Santos Silva até o ponto próximo do canal, como me ensinou o fio d´água na sarjeta, não há boca de lobo, ou qualquer abertura para coleta de águas pluviais. Vide foto, clique para ampliar (está no tamanho original para visualizar melhor o ponto de captação, a referência é o poste)
a mancha no asfalto identifica o local onde a água encontrou um ponto de captação para a galeria de águas pluviais, a foto foi tirada uns 40 metros antes de chegar na esquina da Hugo Stos Silva
039.JPG
 
do mesmo ponto a 40 metros de distância da esquina, vista para a Hugo Stos Silva (foto editada para ficar mais leve)
044 72dpi.jpg
Com otimismo, uma mangueira de uns 350 metros para chegar até a boca de lobo desentupida
 
Da João Ramalho vista para Hugo Sts Silva
045 72dpi.jpg
 
O que vejo é a administração que esqueceu até agora de cuidar dos arruamentos com a devida infra estrutura, neste caso os pontos de captação de águas pluviais e suas devidas manutenções, conforme alta demanda de reclamação da população acusa.
 
Despejar em valas de drenagem, talvez seja mais fácil, adaptar uma mangueira na saída do tubo de uns 20 metros deve ser o suficiente, mas não resolve os buracos existentes antes da obra e sorte se não chover e alagar tudo.
 
Obra é obra, precisa espaço para caminhão e maquinários pesados. Normalmente se vende e se habita depois da obra pronta (infra estrutura: esgoto, água, luz, telefone, calçadas, ruas asfaltadas). Isso era para ter sido lembrado de fazer antes de adensar tanto. Aguentar buracos não é o problema, todos aguentamos todos os dias, com obra ou sem obra, o que não dá é sentir o fedor de esgoto que contamina o lençol freático.
 a foto abaixo é assim: do gramado, passando pela faixa de tubos e caminhão é rua, depois do caminhão é vala de drenagem.
096 72dpi.jpg
 
Está bem, isso é coisa sedimentada, erros ou descasos de administrações passadas, euforia da emancipação, etc, etc, o que seja.
Mas então, agora, antes de estimular mais construções, não é hora de priorizar os serviços básicos de uma cidade para todos, na revisão do Plano Diretor?
 
A demanda já está bastante grandinha e continua aumentando, segue lista:
moradia digna, infra-estrutura, saneamento básico, saúde, transporte, trabalho, lazer, cultura, meio-ambiente.

 
 
Em 31 de março de 2011 21:41, Ver. Renatinho <renatinho.bertioga@gmail.com> escreveu:
Boletim Semanal
Ver. Renatinho - PT
Bertioga (SP) - Ano III - Edição nº 83


PROJETO DE LEI

EQUIPAMENTOS PROTEÇÃO
O Vereador Renatinho apresentou na sessão desta terça-feira, 29 de março, um projeto de lei para que os profissionais municipais da área da saúde sejam proibidos de circular com qualquer equipamento de proteção individual fora do ambiente de trabalho. Os equipamentos incluem jalecos e aventais. Na justificativa de implantação do PL, o Vereador Renatinho explica que a preocupação é com os riscos de contaminação, já que os profissionais estão em contato constate com pessoas doentes e circulam com roupas de trabalho em ambientes públicos, como restaurantes.

INDICAÇÕES

CONSTRUÇÃO DA QUADRA STREET BALL
Nesta semana, o Vereador Renatinho indiciou a prefeitura de Bertioga a construção da quadra de street ball (basquete de rua), juntamente com a nova pista de skate. A quadra não faz parte da projeto em andamento da nova pista de skate.

ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA SABESP
O Vereador Renatinho solicitou rigor na fiscalização do despejo de água de obras da Sabesp nas ruas da cidade. O despejo inadequado da água tem contribuído para o aumento dos buracos, alagamentos e quebra e destruição do asfalto nas vias pavimentadas. Em sua indicação, o Vereador lembrou que uma das medidas que poderiam ser utilizadas pela empresa é o despejo das águas de drenagem diretamente nas bocas de lobo ou valas de drenagem, evitando que essas águas destruam as vias públicas.

PUBLICAÇÃO DE VAGAS DO PAT
Renatinho também indicou a prefeitura de Bertioga a publicação no Boletim Oficial do Município das vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A prefeitura de Bertioga, sob a coordenação da secretaria municipal de Assistência Social e do Trabalho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, inaugurou no dia 27 de outubro de 2010 o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bertioga.


INFORMATIVO

UNIÃO DOS VEREADORES DA BAIXADA SANTISTA
O Vereador Renatinho participou na sexta-feira passada, 25 de março, do Seminário “Trânsito e Transporte Público na Baixada Santista: para onde queremos ir?”, na Câmara de São Vicente. O evento foi promovido pela União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) e teve como objetivo discutir com a sociedade e o poder público os problemas pertinentes ao tema, e buscar soluções.

FILIAÇÃO MARISA CDL
Na sexta-feira passada, o Vereador Renatinho também participou da filiação da presidente do CDL Bertioga, Marisa Negro, ao Partido dos Trabalhadores. A cerimônia foi realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo.


INDIQUE O BOLETIM A UM AMIGO
ENTRE EM CONTATO CONOSCO: TEL. (13) 3319-9013


Caso não queira mais receber o boletim, retorne o e-mail informando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.