PRAÇA PALMARES . CANAL 4 .DÉCADA DE 5O . - MAMUFEIRA - SUMAÚMA - ARVORE TAMBOR - ARVORE SAGRADA.

Quando pequenos crianças frequentavam , a praça Palmares, canal 4 ,Santos .  duas praças uma a frente da outra ,separada pela Avenida Afonso Pena em  frente a casa dos avós maternos.
Crianças brincavam , pegavam peixinhos , num laguinho em cima de uma ponte .
Nas praças ,arvores com espinhos enfeitam os jardins ,e quando florescem podemos ver o algodão branco saindo dos frutos .
São frutos como os do cacau , seu tronco é oco ,tem som de tambor .
Meu avô contava que este era o som de comunicação na floresta pelas tribos existentes na mata.
Mamufeira ,contava meu avô suas histórias ,antigas ,hoje eu conto as minhas .
O canal 4 , bairro do macuco ao som da X-9 ,perto da paroquia de São Jorge , Praça Palmares ,  Zumbi dos Palmares , capoeira da Associação de Capoeira Senzala de Santos do mestre Sombra ,onde sou 28 de inscrição ,na época da Rua Pego Junior .
Hoje , a praça está em obras , a tempos o lago foi retirado a ponte destruida e na reforma surgiu uma estátua ZUMBI DOS PALMARES , frente as arvores sagradas dos maias SUMAÚMA.
No dia de Zumbi , mestre Sombra , e demais mestres fazem uma roda de capoeira , em frente a praça das Bandeira ,frente ao busto de ZUMBI DOS PALMARES.
Do outro lado uma pista de skate , entretem jovens e adultos a pratica do skate .
em volta da pista arvores da MAMUFEIRA fazem sombra no local , abrigam passaros ,alimentam morcegos, e fornecem muita energia positiva aos frequentadores do local.
Local muito frequentado nas festas de Cosme e Damião ,a Praça Palmares sempre foi rodeada pelas crianças e adultos protegidos pela energia da mamufeira - SUMAÚMA - ARVORE SAGRADA - TAMBOR .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.