Toninha encontrada morta na praia de Pernambuco Guarujá.


Toninha-comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaToninha-comum
Phocoena phocoena vanlig tumlare.jpg
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Cetacea
Subordem:Odontoceti
Família:Phocoenidae
Género:Phocoena
Espécie:P. phocoena
Nome binomial
Phocoena phocoena
(Linnaeus1758)
toninha-comum (Phocoena phocoena) é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado em águas temperadas frias do hemisfério norte. A toninha-comum constitui um dos mamíferos mais pequenos dos oceanos. As toninhas adoptam viver perto das zonas costeiras e nas beiras dos esteiros, sendo a espécie da sua família mais doada de ver. A espécie, muitas vezes costuma subir os cursos dos rios, tendo sido encontradas Toninha a quilômetros do mar.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A toninha comum é o membro mais pequeno da família das toninhas (Phocoenidae). O mamífero mede uns 67–85 cm ao nascer. Ambos os sexos medram até chegar a medir entre 1.4 me 1.9 m. As femininas adoptam ser mais pesadas, com um peso máximo de 76 kg comparado com os 61 kg dos machos. O seu bico é redundado e não muito pronunciado, a diferença doutros cetáceos. As suas aletas dorsais, caudal e as suas costas são duma cor cinza escuro. Os seus laterais são escuros com pintinhas cinza claro. A parte inferior é duma tonalidade mais esbranquiçada que vai do bico até a cauda.

Povoação e distribuição[editar | editar código-fonte]

As toninhas vivem nas águas mais temperadas das costas do hemisfério norte, principalmente em áreas com uma temperatura média duns 15 °C. No oceano Atlântico, encontra-se nas costas do leste dos Estados Unidos e na outra beira do oceano, dende as costas da África ocidental até Groenlândia e Terra Nova passando pelas costas de Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Noruega e Islândia. No oceano Pacífico espelha-se desde o Mar do Japão, Vladivostok, o estreito de Bering, Alasca até as costas de Seattle e Vancouver. Podem-se encontrar também no mar Negro e no mar Báltico, onde as suas povoações estão diminuindo.

Caça e predadores[editar | editar código-fonte]

As toninhas comuns alimentam-se maioritariamente de pequenos peixes, particularmente arenque, fodão, e o trancho. O maior mergulho da espécie registrado foi duns 224 m. As crias da toninha necessitam o 7% ou 8% do peso do seu corpo para poder sobreviver. Os principais predadores das toninhas são o Tubarão-branco e a orca. Estudos da Universidade de Aberdeen em Escócia descobriram que os arroaces atacam e matam as toninhas sem comê-las para diminuir a competição pelo alimento no caso de haver escassez de peixe.

Conservação[editar | editar código-fonte]

As toninhas foram tradicionalmente caçadas como alimento e para empregar a sua gordura como combustível em fontes lumínicas especialmente na Dinamarca. Actualmente, porém, as toninhas já não são objectivo comercial das baleeiras. A sua povoação mundial é de centos de milhares de exemplares, encontrando-se parcialmente a salvo da extinção. Porém, cada ano morrem milhares de exemplares enredadas nas redes de pesca da indústria pesqueira. Este problema deu lugar ao declínio documentado das suas povoações em zonas marítimas com uma intensiva actividade pesqueira, como o mar Negro e o Báltico. Para evitar a sua morte nas redes, cientistas desenvolveram uma série de luzes penduradas nas redes com o fim de espantar as curiosas toninhas.

Uma toninha foi encontrada hoje morta na praia de Pernambuco Guarujá ,
Tinha escoriações no corpo tipo queimaduras escura e pele rosada, estava com o bico quebrado já tinha dentes ,deveriar pesar uns 7 quilos 
Dei o nome de marinheiro e sepultei na areia da praia perto do muro na entrada do canto grosso .

Parecia ser filhote com cerca de 60 cm de comprimento por 20 cm de largura .

pode ter sido vitima de pescadores , helice de barco jet-ski , ou rede .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.