Nunca assine uma proposta de preservação sem ler e reler,voce poderá estar contribuindo na venda de um paraiso ecologico a praia de ITAGUARÉ.

Quem é o propositor desse abaixo assinado?


Em 30 de setembro de 2010 14:19, Ana Arantes escreveu:


Segue texto da materia que saiu hoje em A Tribuna sobre um abaixo assinado que esta utilizando nome da WWF

SIMONE QUEIRÓS

DA REDAÇÃO
Conservação de Itaguará divideBertioga
Abaixo-assinado gera nova polêmica


WWF-Brasil colhe assinaturas para proteger área em Bertioga. É este o título da primeira página de um abaixo-assinado que está circulando em Bertioga. As duas páginas iniciais do documento mostram uma reportagem, de 23 de fevereiro deste ano, na qual é explicado o objetivo da entidade em colher assinaturas para a criação de uma unidade de conservação no Município. Entretanto, na terceira página, que é quando efetivamente começa o abaixo-assinado, há um texto de introdução que muda todo o contexto. Intitulado Em defesa de Bertioga, ele afirma que a comunidade bertioguense defende a conservação ambiental, mas não da forma que querem a "Fundação Florestal, a ONG Internacional WWF e outras associações de fora da Cidade". Ou seja, o documento indica na primeira página que é um abaixo-assinado liderado pela WWF, mas duas páginas depois nega que seja em defesa do projeto da ONG ambiental. O documento expressa que "defendemos o direito de Bertioga decidir o que fazer com sua área urbana, onde já existem várias leis, entre elas o Código Florestal e a Lei da Mata Atlântica, além do Parque da Serra do Mar, que garante a conservação ambiental de mais de 90% do Município". Uma audiência pública que acontece na Prefeitura em 7 de outubro, a partir das 18 horas, debaterá quatro propostas para a criação da Unidade de Conservação. A grande polêmica é que a Prefeitura de Bertioga, em sua proposta, não inclui a Praia de Itaguaré. Isto está sendoduramente criticado por ambientalistas, já que a área é uma das mais preciosas da Unidade de Conservação. O agenciador Gilson Pereira Fontes, de 50 anos, já estava informado da situação quando assinou o abaixo-assinado. Porém, ele achou que estava contribuindo para a proposta da WWF, que engloba Itaguaré. "Li apenas o texto inicial, não o posterior. Quero deixar claro que não concordo com isso". Patrícia Bellagamba e Paula Siqueira Piloto dos Santos, que trabalham juntas na Riviera de São Lourenço, também assinaram achando que tratava-se de outra coisa. "Quando li o texto da WWF, logo imaginei que era para proteger Bertioga como um todo, e não para retirar Itaguaré da proposta", disse Paula.
O documento leva a pessoa a entender que o abaixo-assinado é enca- beçado pela ONG ambiental de atuação internacional e reconhecida em todo o Planeta. Algumas pessoas que aderiram ao manifesto pretendem retirar sua assinatura, pois na verdade o abaixo-assinado defende a exclusão da Praia de Itaguaré da área de proteção ambiental.

WWF não fará
nada contra
o documento
Luciana Lopes Simões, es- pecialista em Mata Atlântica no WWF-Brasil, diz que sabe que há várias pessoas contra a criação do parque, assim como há muitas a favor. A entidade não pretende tomar providências sobre a circulação de seu nome com o abaixo-assinado. "Entendemos a consulta pública como um processo fundamental para que todos sejam bem informados e ouvidos. E que todos se manifestem como acharem mais coerente. Preferencialmente de maneira propositiva, com embasamento, com alternativas". Luciana ressalta que a questão não se restringe ao que queremos como sociedade. "Só crescimento ou desenvolvimento? Precisamos de crescimento sim. Trabalho, moradia, economia próspera. Mas tudo isso para gerar desenvolvimento, para termos menor desigualdade social, para termos qualidade de vida. A oposição entreconservação e desenvolvimento é ultrapassada". O secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Rogério Leite, tomou conhecimento do abaixo-assinado na semana passada e afirma que, seja lá de quem foi a ideia, ela só está atrapalhando o processo. "Dá para perceber claramente que a intenção é tirar a credibilidade da proposta, que o Município fez baseado em inúmeras discussões. É uma maldade, uma pobreza de espírito". Todo material está à disposição no site da Fundação Florestal (www.fflorestal.sp.gov.br).


Os ambientalistas sustentam que a Praia de Itaguaré, em Bertioga, não pode ser excluída da área de preservação ambiental por abrigar espécies encontradas somente ali

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.