RESSACA CHEGA COM ONDAS DE 2M , SWELL ALTAS ONDAS , BORA SURFAR .

O swell chegou com ondas , que chegam a 2m , vai ser bom para o surfe .
Mas a naturesa age , contra o dominio dela , a dragagem no Porto de Santos , que tanto prejudica a naturesa , os bancos de areia que se formam , na entrada no Canal do Estuàrio , são devolvidos pelas ressacas .
Funciona bem assim , a draga retira a lama , colocam em batelões e levam para alto mar , formando outras praias com os sedimentos , foi assim que surgiu a praia do Eden na década de 70 , no Guarujá .
Outras praias se formaram , mais bancadas tanto é que nunca , teve onda na praia do Goes .
Mas isto começou a ocorrer quando aumentaram o trabalho de dragagem .
Quanto mais , dragam , mais causam erosões , bancadas e isso pode ser um desastre ambiental provocado na baixada santista .
Pois o fluxo do vai e vem das marés foram interrompidos , com aterros , na construção do Porto de Santos , dragagem no Canal , explosões na pedra de Tefe entre Santos e Vicente de Carvalho , uma infinidade de obras e construções que interferiram com a naturesa .
Agora temos muitos problemas , efeitos climaticos , aquecimento Global , desmatamento na Amazônia , retenção com barreiras de blocos de pedra , não detem as ondas , pelo contrário aumentam o seu poder de impacto , o fluxo de sedimentos para algum lado tem que ir , é a lei da gravidade ir para o fundo .
Ressacas , são imprevisiveis , desde o tempo de meu avô , falavam quando a maré invadiu Santos , na época que a Santa Casa era em cima do morro , foi uma catastrofe .
Falavam numa onda que engoliria a cidade , muitos foram morar nos morros nesta época , outros mudaram , para cidades mais altas .
A cada ano as ressacas nos mostram , como somos pequenos , que o poder da naturesa e maior que o dominio humano .
Quem sabe , um sistema de comportas , como a Holanda , poderá servir , mais não consertará os prédios tortos na orla da praia , nem o aumento das construções , população , poluição , e tantos fatores que crescem a cada dia com a proliferação em massa da humanidade e degradação do meio ambiente , a mãe naturesa sua preservação é para ontem .
Ou estaremos sujeito as suas consequências , preservar para não chorar o leite derramado , um ditado popular , que a tempos , falam .

www.sositaguare.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.