Chineses celebram chegada do Ano da Serpente


Chineses celebram chegada do Ano da Serpente

Cerca de 200 milhões de chineses aproveitaram o feriado para viajar e reencontrar familiares, na maior migração em massa anual do mundo

Loja em Xangai é decorada com serpentes luminosas.
Loja em Xangai é decorada com serpentes luminosas - Carlos Barria/Reuters
Milhares de pessoas celebram neste fim de semana o Ano Novo Chinês, o feriado anual mais importante em boa parte da Ásia. Na China, aproximadamente 200 milhões de pessoas viajaram para encontrar familiares, naquela que é a maior migração em massa anual do mundo. Nos dias que antecederam a chegada do feriado, multidões lotaram aeroportos, estações de trem e terminais de ônibus. À meia-noite de domingo teve início o Ano da Serpente, que substitui o Ano do Dragão. Na China, a figura da serpente é associada à sabedoria, beleza e inteligência, mas também ao orgulho e à ira.
Moradores de Pequim enfrentaram temperaturas abaixo de zero para soltar fogos de artifício coloridos. Os chineses acreditam que soltar fogos de artifício na chegada do novo ano afugenta os maus espíritos e atrai riqueza. Um apelo das autoridades de Pequim para que menos fogos fossem utilizados para ajudar a lutar contra a poluição parece ter sido em vão. "Todo ano soltamos fogos e esse ano não será diferente", disse Lao Guo, de 45 anos, que trabalha em uma loja de conveniência. "As pessoas não vão deixar de usá-los por causa da poluição. É o costume".
Xangai, centro de negócios da China cosmopolita, teve comemorações semelhantes, embora nem todos tenham motivos para festejar. "Os negócios estão muito fracos no momento. Isso tem relação com a crise financeira", disse Chen Yongliang, que costumava ter um quiosque na rua. "Os Estados Unidos e outros grandes países têm visto sua economia piorar e nós caímos junto com eles".
Governo - Mantendo a tradição das lideranças políticas de visitar pessoas comuns nessa época do ano, o chefe do Partido Comunista, Xi Jinping, que assumirá a presidência em março, sucedendo a Hu Jintao, encontrou-se com operários que trabalham na construção do metrô em Pequim. "Trabalhadores migrantes têm sido a força por trás do trabalho de reforma e abertura da China, portanto devemos cuidar de vocês adequadamente", disse Xi em comentários divulgados pela TV estatal. Na China, os trabalhadores das grandes cidades geralmente têm apenas um feriado longo no ano e o aproveitam para voltar às suas cidades de origem. A folga do Ano Novo dura uma semana.
Acredita-se que as pessoas nascidas no Ano da Serpente, incluindo Xi, são pensativas e elegantes, porém complexas. E que o ano que começa terá uma leve melhora nos mercados financeiros, à medida que o otimismo aumenta. Por outro lado, também pode aumentar o risco de desastres e disputas territoriais
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.