Campanha da Solidariedade as vitimas de Cubatão.

Campanha da Solidariedade as vitimas de Cubatão.
Ajude com Alimentos , Roupas ou donativos as vitimas de mais uma tragédia devido as enchentes e deslisamentos em areas de riscos .
Residuos Sólidos provocam enchentes , deslisamentos , matam animais asfixiados .
Reciclar e dar um destino é a melhor solução para despoluir o Planeta Terra .
Quem doa a quem precisa ,amenisa o sofrimento de quem tudo perdeu nesta tragédia.
Faça a sua parte Deus dá a quem doa o pouco que tem.




Cubatão permanece em estado de emergência; 330 ainda estão em ginásio

De A Tribuna On-line
Pelo menos 330 pessoas, moradoras da Água Fria, Vila Noel e Pilões, que ficaram desabrigadas por conta da enchente da última sexta-feira continuam no Centro Esportivo Castelão (150), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (90), ambos no Centro; UME Estado do Alagoas (52), no Pinheiro do Miranda; UME Princesa Isabel (20) e Escola Estadual Júlio Conceição (10), na Vila Couto e no Centro Comunitário da Pedreira Mantiqueira (8).

> Confira galeria de fotos

 Até agora, mais de 1500 pessoas estão sendo assistidas pela Prefeitura de Cubatão, moradores que tiveram problemas por conta das chuvas da sexta-feira. Embora a maioria destes cidadãos estejam nas suas próprias casas ou alojados nas residências de parentes e amigos, recebem algum tipo de assistência da Administração Municipal como doações ou atendimento psicológico. 

Reunião
A Prefeitura de Cubatão, equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal estão fazendo um mapeamento, junto com o Instituto Geológico do Estado, para identificar as casas com condições para que os moradores retornem. 

Para esta segunda-feira está marcada  uma reunião com representantes dos governos Federal e do Estado para tratar do encaminhamento das pessoas que estão nos abrigos, definindo o tipo de ajuda financeira que será dada. Já  valor do auxílio-moradia será de R$ 400.
Créditos: Alberto Marques
Sem ter para onde ir, mais de 300 pessoas permanecem no Centro Esportivo Castelão

Bolsão 9
Moradores do bairro Pilões, que perderam suas casas nas enchentes, invadiram as casas e apartamentos do Bolsão 9 na noite de sábado. Vale lembrar que as moradias são para famílias previamente cadastradas e ainda não foram entregues por necessitarem de adequações de segurança.

A prefeita Marcia Rosa classificou a invasão como “uma ousadia sem limites”. “Isso não vai ficar assim. Tudo vai ser feito com organização, respeito e seriedade, como determina o Estado democrático em que a gente vive.Não adianta querer invadir, que vai sair”. Segundo a prefeita, moradores não só de Cubatão, mas de outras cidades, aproveitaram o momento para invadir as moradias feitas pelo Governo do Estado (CDHU) e pela Prefeitura, com verbas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. 

“Quem invadiu vai sair, vai responder processo, porque não aceitamos esse tipo de atitude. Tem uma ação de reintegração de posse tanto por parte das unidades que são do Estado, como das que são do Município

Invasão
Segundo os invasores, algumas moradias foram tomadas por pessoas do conjunto habitacional que existe ao lado, e que já receberam apartamentos do governo. Outras casas estão invadidas por moradores de outras cidades, como São Vicente, Peruíbe e até São Paulo.

Neste domingo, viaturas da Polícia Militar estavam em diversos pontos do Bolsão 9, maso clima erad e tranquilidade. Porém,se a Justiça determinar a reintegração de posse, há previsão de reforço policial do Batalhão de Choque para uso da força, caso os invasores se neguem a sair. 

Uma das invasoras garante que a saída não será pacífica. “Se o dono aparecer aqui eu vou falar para ele ‘me perdoa, mas do jeito que você está eu também estou’. Infelizmente, a gente vive numa selva e eu sou mais eu do que a outra pessoa”. Ela diz, ainda, que a situação será pior caso a PM entre nos apartamentos."Vai ter morte".
Créditos: Alberto Marques
Moradores do bairro Pilões invadiram as casas e apartamentos do Bolsão 9 na noite de sábado

Entulho
No final de semana, a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos de Cubatão retirou o equivalente a 70 caminhões cheios de entulho das ruas da cidade. Ainda que os volumes possam variar de acordo com o tipo de material encontrado no entulho, cada caminhão tem a capacidade de 7 toneladas. A previsão é de que o serviço continue até quinta-feira.

O serviço foi executado por 10 caminhões e quatro retroescavadeiras. Devido à gravidade do alagamento na cidade, as equipes priorizaram o atendimento nos pontos mais afetados, como Pilões e Água Fria, Vale Verde, Vila Esperança, Vila Natal, Vila Nova e Vila São José.

Aulas suspensas
Estão suspensas as aulas em todas as 60 escolas municipais da cidade nestas segunda e terça-feira. Já a Escola Estadual Júlio Conceição, que está funcionando como ponto de abrigo para os desalojados, cancelou o atendimento aos alunos apenas na segunda-feira
www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.